Geralmente, o Minoxidil é prescrito em formas farmacêuticas de uso tópico, ou seja, como loções ou soluções para aplicação local. A novidade é a dermatologia estar prescrevendo sua versão oral, na forma de cápsulas. Apesar disso, os juiz-foranos e moradores de cidades vizinhas não tinham acesso fácil a esta fórmula e precisavam recorrer a farmácias magistrais de outras cidades para adquirirem o medicamento oral.
Percebendo essa demanda, em 2019 a Pharmacêutica, localizada na galeria Constância Valadares, loja 10, no Centro da cidade, aprimorou ainda mais seus processos. Desde dezembro de 2020 se tornou a única de Juiz de Fora e da região a obter autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apta a produzir o Minoxidil em cápsula. Além da praticidade, a fórmula via oral promove maior absorção e melhores resultados.
Um problema que atinge milhões de brasileiros
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, (OMS), a calvície atinge metade dos homens com até 50 anos. No Brasil, 42 milhões deles sofrem com a perda do cabelo. Por aqui, o que se chama atenção é a quantidade de jovens com idade entre 20 e 25 anos com a doença. Em relação às mulheres, 50% delas reclamam de algum problema capilar. Além de afetar a aparência, a queda dos fios pode causar efeitos psicológicos, já que os cabelos estão ligados diretamente à autoestima.
No homem, o processo de calvície se inicia pelas regiões temporais e vértice do couro cabeludo. Na mulher, a diminuição costuma ser mais difusa e revela-se através de uma rarefação dos fios na frente e no topo da cabeça. É uma queixa frequente no consultório e merece uma investigação médica criteriosa. É o que destaca a dermatologista Débora Gaburri. Segundo ela, a depender das causas, o Minoxidil é apontado como excelente solução para aqueles que sofrem com problemas capilares. Além de um tratamento não muito caro, é eficaz, cujos efeitos são percebidos ao longo do tratamento.
A causa da alergia pode ser de origem genética. Apesar disso, estresse, má alimentação, dietas restritivas, alterações hormonais, distúrbios da tireoide, uso prolongado de determinados medicamentos, anemia e excesso de química são capazes de desencadear a queda dos fios. “É um tratamento individualizado. A diferença da dose letal para a dose terapêutica é muito pequena. Daí a importância de ser receitado por um médico após uma consulta criteriosa de avaliação. Somente um profissional poderá avaliar a dose para evitar reações adversas”, reforça a dermatologista.
“Outro ponto é ser produzido por uma farmácia que responda todas as exigências de saúde, sendo poucas que têm tal autorização em todo o território nacional. A produção é um processo burocrático e caro, e muitas farmácias não o fazem por não ser lucrativo. Todos os meus pacientes tinham que fazer o medicamento fora. O frete encarecia o produto, além de ser difícil para idosos que precisavam usar das novas tecnologias para solicitar um orçamento, por exemplo. Outro fator é o tempo de espera entre a solicitação até a chegada do medicamento na casa do paciente. Essa demora pode alterar o resultado, uma vez que o uso do medicamento é contínuo, não devendo haver dias de pausa no tratamento “, detalha Dra. Débora. Ela assegura que todos os seus pacientes precisavam recorrer a farmácias em outras cidades, como Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, caso quisessem solucionar o problema dermatológico.
Treinamento e capacitação que garantem segurança ao paciente
Além das avaliações municipais e estaduais, todos os colaboradores da Pharmacêutica passaram por treinamento específico, desde a produção à entrega no balcão. A unidade na galeria Constança Valadares conta ainda com um sistema informatizado de pesagem monitorada dos medicamentos, otimizando processos, aumentando o controle e a precisão, e impossibilitando, assim, qualquer tipo de erro, tornando o processo de manipulação extremamente seguro. Por isso, vem se destacando no mercado pela excelência no atendimento e investimento em inovação.
“Nosso diferencial é o acompanhamento do paciente com o Minoxidil. Após um período de uso do medicamento, principalmente os contínuos, fazemos contato para saber como tem sido a adesão e os resultados. Ajudamos com orientações, caso necessário, e isso fideliza nosso cliente, além de garantir a ele segurança ao adquirirem determinado produto”, enfatizou a farmacêutica responsável pela unidade, Maria Fernanda Fernandes.
Tecnologia, inovação e pioneirismo
Fundada há 17 anos, a Pharmacêutica se consolidou no segmento fortalecendo seu compromisso com o mais rigoroso padrão de qualidade desde a criteriosa escolha da matéria-prima, respeitando as Boas Práticas de Manipulação.
Atualmente a farmácia desenvolve um projeto inovador e de excelência, voltado ao dermocosméticos e estética, dispondo de profissionais treinados e mão de obra especializada. Em busca de potencializar os resultados do tratamento, maior adesão e fórmulas de alta qualidade, a Pharmacêutica preza pela integração entre paciente, prescritor e farmácia magistral, pois cada pessoa é única e necessita de tratamentos conforme as suas necessidades.
A fórmula manipulada é prescrita de forma individualizada na quantidade e dosagem exata para cada paciente. Desta maneira, o processo também evita sobras e desperdícios ao final do tratamento, além do descarte de resíduos que contaminam o meio ambiente.
Pharmacêutica: individualizando belezas, promovendo saúde!
Endereço: Galeria Constância Valadares, LJ 10, Centro – Juiz de Fora – MG
Contato: orcamento@pharmaceuticarx.com.br
Whatsapp: (32) 9.8854 4515
Site: www.pharmaceuticarx.com.br
Facebook: /RxPharmaceutica
Instagram: @pharmaceuticarx