“Sempre tivemos loteamentos, e, normalmente, quem busca esse tipo de empreendimento são pessoas que querem ter liberdade, contato com a natureza, que desejam ter um lugar de refúgio. Lotes em condomínios fechados são um grande atrativo para casais com filhos que querem que eles cresçam com mais liberdade e segurança. Embora isto seja uma demanda sazonal, percebemos que a pandemia veio para aquecer este mercado novamente, pois as pessoas passaram a valorizar a vida em uma casa e encontraram nos lotes um meio para viabilizar este desejo”, destaca um dos gestores da Setor 1, Luciano Esteves.
Para ele, a principal vantagem em adquirir um lote é poder erguer uma casa de acordo com o gosto de cada um, além da relação custo/benefício que impacta diretamente no valor quando comparado a uma casa já pronta para morar. Dependendo do projeto, uma casa pode ser finalizada em um prazo de até oito meses. “Muitas pessoas que vivem em apartamento e se sentiram presas, limitadas e forçadas a fazerem adaptações durante a pandemia, tomaram esta decisão de investir em um lote. De junho para cá, percebemos um aumento significativo nas vendas de lotes em nossas imobiliárias licenciadas. Na Universal Imóveis, por exemplo, as vendas subiram 40%. Por outro lado, as incorporadoras têm acelerado os processos e antecipado os lançamentos”, comenta Luciano.
Investimento em lotes: O caminho começa pela imobiliária
Se você é um dos que decidiram sair de um apartamento e construir uma casa, o gestor da Setor 1, Julio Ribeiro, destaca que o primeiro passo para melhor aproveitar as oportunidades presentes neste segmento é contar com uma imobiliária de confiança. “Nunca pule esta etapa, pois as chances de cair em algumas armadilhas, muitas vezes sem volta, são grandes. As imobiliárias, sobretudo as nossas licenciadas, são empresas credenciada para fazerem toda a avaliação documental do imóvel, verificando se há impeditivos e se aquele produto está regularizado”, orienta.
Outra questão é se atentar para as características dos lotes e a estrutura disponível no empreendimento. “A topografia dos terrenos é a mais variada possível e tem para todos os gostos: aclives, declives e planos. Por isso, vale consultar um arquiteto para checar quais formatos de imóveis podem ser construídos nos lotes disponíveis. Ter uma ideia do projeto já em mente torna a compra ainda mais assertiva. Quanto à estrutura, é preciso verificar quais mecanismos de segurança, como guaritas e câmeras, garantem o monitoramento.”
Caso o cliente opte por investir em loteamentos que já estão com as obras avançadas, o gestor da Setor 1 Christian Arrabal recomenda fazer uma visita ao local antes de fechar negócio. “É interessante para notar como está ocorrendo as etapas de pavimentação e instalação das redes de água, esgoto e energia. Se há opções de lazer, espaço gourmet e outras atividades previstas para o futuro condômino usufruir.”
Setor 1: O lugar certo para encontrar seu imóvel
A Setor 1 reúne imobiliárias que possuem o objetivo comum de crescer dentro do mercado imobiliário. Seu modelo de negócio é totalmente voltado para que as empresas tenham sucessos. O resultado disso é oferecer aos clientes um atendimento mais simples, ágil e otimizado, seja para compra, venda ou aluguel de imóvel. Oito imobiliárias integram a rede: Universal Imóveis, Ribeiro & Arrabal, Dom Imóveis, Alicerce Negócios Imobiliários, Polini Negócios Imobiliários, Mancini & Cunha Negócios Imobiliários, Fontes e Amaral Imóveis e Alvo Certo Imóveis.
www.redesetor1.com.br