Eles são a porta de entrada que evidenciam muito mais que a preocupação em estar próximo nos momentos de necessidade. Parte fundamental da boa estratégia em saúde, os Espaços Clínicos, onde são realizados consultas e exames essenciais ao diagnóstico, revelam o zelo que o plano de saúde tem com sua carteira de clientes. Por eles, é possível personalizar um jeito próprio de atender que deixa evidente a prática médica em toda sua essência, unindo tecnologia e atendimento individualizado, no crescente processo de humanização e de resgate dos valores fundamentais da medicina.
O Plasc, plano de saúde da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, está ampliando sua atuação em várias cidades da Zona da Mata, para difundir o modelo de atenção focado na saúde e não na doença, com ênfase na atenção primária. Em Juiz de Fora, o Espaço Clínico Centro, localizado na Avenida Rio Branco, ganhará mais 16 consultórios médicos. As obras já começaram. “Essa expansão é reflexo do sucesso do nosso projeto. A unidade conta hoje com 51 médicos de 18 especialidades que atuam em 24 consultórios. Vamos chegar a 40 consultórios”, destaca o diretor Técnico, Gilberto Quinet Belfort de Andrade.
À estratégia se soma o recém-inaugurado Espaço Clínico em Benfica, na Zona Norte, com sete consultórios e oito médicos de oito diferentes especialidades. “Vamos fazer em 2020 uma coisa completamente diferente na atenção primária que, certamente, impactará a vida de nossos clientes para melhor”, antecipa o diretor. “O que buscamos é um novo jeito de prestar assistência à saúde aos clientes. Um novo jeito de cuidar do médico. Por isso, o Espaço Clínico tem premissas, como fazer o que precisa ser feito, para a segurança do paciente e do profissional. “As pessoas cada vez mais têm menos tempo, então é preciso proceder de forma eficaz, correta com um bom e eficiente atendimento.”
Tecnologia que humaniza o cuidado
Engana-se quem pensa que a tecnologia é o oposto de humanização em saúde. Pelo contrário. Ela é o elemento facilitador para a proximidade entre médico e paciente, para a potencialização dos esforços no alcance de um diagnóstico cada vez mais assertivo, para o tratamento individualizado e para se levar informação de qualidade, entre outros. Por isso, o Plasc está ampliando a digitalização dos serviços e acaba de lançar o agendamento online de consultas, para facilitar o acesso dos clientes aos benefícios do plano.
“Também temos prontuário eletrônico, assim como na Santa Casa.Todo atendimento feito por qualquer profissional, em qualquer setor fica registrado no histórico do cliente. Se ele for em um psicólogo, por exemplo, pelo Plasc, o profissional terá acesso a informações sobre internação, exames realizados há três anos, sem necessidade que o paciente precise ter em mãos todos estes dados”, explica o gerente administrativo, Sérgio Dantas. O uso da tecnologia também está presente nos equipamentos de última geração, para realização de exames, inclusive clínicos, como os disponíveis nos consultórios de oftalmologia. “É um novo jeito de cuidado que, ao mesmo tempo, resgata os valores antigos da boa prática médica”.
O resgate da verdadeira prática médica
A desvinculação dos aspectos econômico-financeiros da assistência médica oferecida aos clientes é a estratégia do Plasc para resgatar os princípios base que norteiam a verdadeira medicina. “O contexto bastante comum que vemos por aí, infelizmente, de ficar fazendo consultas ou exames desnecessários ao bem-estar do paciente, ou seja, apenas para garantir faturamento, está longe de nossas práticas.Nossos médicos são contratados e, portanto, não trabalham por produção. Temos nossos próprios laboratórios. São práticas gerenciais que nos permite uniformidade e mais qualidade nos procedimentos”, observa o diretor Gilberto Quinet Belfort de Andrade.
Sem contar que os clientes Plasc têm o amparo do maior e um dos mais conceituados hospitais da região.Certificada pelas normas da qualidade ISO 9001:2015 e acreditada 3 pela “Organização Nacional de Acreditação (ONA) com Excelência, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora reúne o maior corpo clínico da cidade, com serviço de urgências especializadas 24 horas. “O hospital tem setores muito atuantes de segurança do paciente, sobretudo, no controle de infecções, além de contar com um serviço de Ouvidoria que reforça nosso foco total no paciente”, acrescenta Gilberto Quinet Belfort de Andrade.
Tempo ideal nas consultas
Nos espaços clínicos do Plasc, as consultas médicas têm duração de acordo com a necessidade do atendimento e da especialidade médica. Há casos em que elas duram 20 minutos, como na dermatologia, outras que podem levar 40 minutos, a exemplo de consultas na neuropediatria, e até 1 hora, como a primeira consulta com um médico psiquiatra. “É um absurdo querer colocar todas com o mesmo tempo de duração. Isso não existe. As necessidades são diferentes, então as consultas variam de 20 minutos a 1 hora”, pondera o diretor.
Retornos têm a mesma duração
Outro grande diferencial de atendimento nos espaços clínicos do Plasc está no retorno dos pacientes, para avaliação dos exames que, eventualmente, tenham sido solicitados pelos médicos. “Não há cobrança pelo retorno da consulta dentro de um espaço de 25 dias. O profissional terá o mesmo tempo de uma consulta da especialidade, para avaliar e explicar ao paciente os próximos passos do tratamento, a prescrição dos medicamentos, as orientações necessárias sobre a doença”, explica o gerente administrativo, Sérgio Dantas.
“O retorno é o momento mais importante da consulta, porque é nele que se define a tratativa para o problema do paciente”, acrescenta o diretor. “Buscamos a sustentabilidade do plano de saúde e isso só é possível se seguirmos o caminho das boas práticas médicas. Nosso cliente não precisa ficar esperando um encaixe na agenda do especialista, e muito menos deixar o exame para que o médico avalie posteriormente. Para isso, agendamos o retorno, para que haja qualidade e foco total nas necessidades do paciente”, completa o diretor. “Trabalhamos para resgatar a essência da medicina, desprezando modos de fazer que acabam distorcendo a prática médica”.
Satisfação do paciente chega a 100%
Pesquisas realizadas pelo Plasc mostram o alto nível de satisfação dos clientes com o atendimento prestado nos Espaços Clínicos, com níveis que alcançam 100% de aprovação. “Em geral, a pessoa só critica quando chega atrasada para a consulta e não é atendida. Como não trabalhamos com encaixes na agenda do médico, os que se atrasam precisam remarcar para um outro dia, ou, se tiverem sorte, contar que haja alguma desistência no mesmo dia”, explica o gerente Sérgio Dantas.
Para evitar o transtorno, toda vez que marca um atendimento no espaço clínico, o paciente recebe e-mail e mensagens por telefone que dão orientações para que chegue com antecedência e evite o atraso que impossibilita que seja atendido. “Administrativamente, empregamos todos os recursos disponíveis para o bom relacionamento com o cliente, para que a consulta seja realizada como programado, e para que ele se sinta cada vez mais acolhido”, finaliza o gerente.
PLASC
Avenida Barão do Rio Branco 3.545 – Centro
(32) 3257-9050 – Vendas: (32) 3257-9000
Espaço Clínico Santa Casa Plasc – Centro
Avenida Barão do Rio Branco 3353 – Centro
Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 20h.
(32) 3250-1200
Espaço Clínico Santa Casa Plasc – Zona Norte
Shopping Benfica – Rua Marília 510
Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 18h.
Posto de coleta: das 7h às 16h de segunda a sexta-feira e, das 7h às 11h, aos sábados.
(32) 3250-9750