Ícone do site Tribuna de Minas

Alinhada à ONU, ArcelorMittal reafirma compromisso com a conscientização ambiental

PUBLICIDADE

Líder no Brasil na produção de aço inteligente e um dos maiores em mineração no mundo, o Grupo ArcelorMittal é destaque na área de gestão do Meio Ambiente e conscientização coletiva, inclusive com reconhecimento em prêmios nacionais e internacionais. O trabalho tem sido feito ao longo de anos, e se intensifica em datas afins, como no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, conforme destacou a analista de Meio Ambiente da siderúrgica em Juiz de Fora, em entrevista à Rádio Transamérica, Aline Carvalho.

“A ArcelorMittal tem a sustentabilidade como um valor. Dentro dessa temática, nós temos um programa inovador de cultura de Meio Ambiente, o Jornada pelo Meio Ambiente, desenvolvido pelo próprio grupo, e atualmente é o programa de educação ambiental oficial das unidades industriais de aços longos do grupo. Esse programa tem uma metodologia bem robusta que passa por pilares: despertar, conscientizar e agir.”

Conforme explicou, o pilar ‘despertar’ busca chamar a atenção de colaboradores e da comunidade sobre como ações simples no dia a dia podem contribuir para a preservação ambiental e um futuro melhor. “O descarte correto dos materiais, gestão de resíduos, e economia de energia e de água são atitudes que todos podem adotar.”

Nesse sentido, em relação à conscientização, Aline explica que a empresa aprofunda a discussão de temas através de treinamentos, workshops para funcionários, palestras em escolas, além da realização de ações em datas comemorativas.

PUBLICIDADE

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na quarta (5), foram realizadas ações presenciais com trabalhadores em todas as unidades, buscando a conscientização ambiental coletiva de forma dinâmica.

PUBLICIDADE

“Nós queremos levar a conscientização para os colaboradores e a comunidade dentro desse contexto, mostrando o papel de cada um: o nosso como indústria, o das pessoas com suas atitudes no dia a dia, e como está tudo interligado. É o descarte correto dos resíduos na coleta seletiva e a correção de vazamentos de água, que vai contribuir para conseguirmos atingir o objetivo.”

Ainda em função da data, a empresa realiza, neste domingo (9), outra atividade de educação ambiental, para crianças, no Parque da Lajinha. O evento acontece das 8h ao meio-dia, é gratuito, e também aberto a quem mais se interessar. A ação integra a Semana de Meio Ambiente de Juiz de Fora, organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com outros entes públicos.

“Vai ser uma atividade bem dinâmica, envolvendo bichos e focada na biodiversidade da nossa região. É uma forma didática de levar essa tema para as crianças”, destacou.

PUBLICIDADE
Aline Carvalho falou sobre as ações da ArcelorMittal em entrevista a Cris Hubner (à esquerda) e Paulo Cesar Magella (Foto: Tribuna de Minas)

Tema escolhido pela ONU

Neste ano, a Organização das Nações Unidas celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente com o tema “combater a desertificação, restaurar a terra e desenvolver a resiliência à seca”. Alinhada às Nações Unidas, a ArcelorMittal optou por também definir a temática para as ações de 2024 do grupo voltadas ao meio ambiente.

De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, até 40% das terras do planeta estão degradadas, afetando diretamente metade da população mundial. Além disso, o número e a duração das secas aumentaram em 29% desde 2000 e, sem uma ação urgente, as secas podem afetar mais de três quartos da população mundial até 2050.

PUBLICIDADE

“Optamos por seguir o tema para somar junto às ações que ocorrem ao redor do mundo todo. É um tema muito abrangente e importante”, analisa Aline.

Além das atividades para a conscientização, a empresa mantém condutas práticas em Juiz de Fora alinhadas ao tema 2024, como a preservação da área verde localizada atrás da unidade na Zona Norte. “Nesta área verde não é realizada nenhuma intervenção, inclusive fazemos o monitoramento de espécies do local”, destacou.

Sair da versão mobile