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Governo de Minas já concluiu maior parte das obras rodoviárias próximas à divisa com o Espírito Santo

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Na Zona da Mata, apenas nos trechos sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) próximos a Manhumirim, sete empreendimentos contemplam a recuperação de mais de 260 quilômetros de rodovias. Deste total, 220 quilômetros já foram finalizados e o restante está em execução no segmento Mutum-Lajinha.

O conjunto de obras na região, que está próxima à divisa com o Espírito Santo, representa um volume de investimento de mais de R$ 100 milhões. Dos sete trechos, seis já estão concluídos, o que representa mais de 85% dos serviços executados.

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Um exemplo é a MG-265, do entroncamento da BR-482, próximo a Carangola, até o perímetro urbano de Divino, que já conta com cerca de 16 quilômetros recuperados e sinalizados. O mesmo ocorre com as obras nos 29,2 quilômetros da MGC-482, entre Carangola e Fervedouro, concluídas no final de junho.

O Governo de Minas também finalizou, em março deste ano, as obras de recuperação funcional em 82,5 quilômetros da MG-111, de Ipanema a Manhuaçu, e da AMG-2905, do entroncamento da MG-111 até Simonésia.

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Além desses trechos, as obras na LMG-834, entre Caiana e Espera Feliz, na MG-111, entre Manhumirim e a MGC-482, foram finalizadas, juntamente com o trecho da MG-441 e MG-108.

 MUTUM LAJINHA

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Os trabalhos executados desde maio deste ano, vão devolver as condições de trafegabilidade e segurança em cerca de 41 quilômetros da rodovia mineira.

O trecho vai passar pelo serviço de reperfilamento da pista, que visa nivelar o pavimento, seguido de uma nova cobertura de asfalto. No final das obras, será refeita toda a sinalização da rodovia, que deverá ser concluída até maio do próximo ano, conforme contrato.

O prazo de 12 meses para execução de todos os serviços leva em consideração as paradas técnicas das atividades, conforme ocorrência de chuvas. O investimento é da ordem de R$20 milhões.

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 PROGRESSO 

Até o momento foram viabilizados R$ 2,5 bilhões em investimentos que contemplam 123 empreendimentos rodoviários.

O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.

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Vale ressaltar que grande parte dos recursos do Provias são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

As obras de recuperação funcional do pavimento na Zona da Mata Mineira compõem o Programa de Reparação Socioeconômica do Termo de Reparação ao rompimento das barragens da Vale, ocorrido no município de Brumadinho, em janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.

 PICO DA BANDEIRA 

O turismo também será impulsionado com a conclusão das obras na região. Isso porque o Pico da Bandeira, o ponto mais alto do sudeste brasileiro, localizado no encontro dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, está localizado no Parque Nacional do Caparaó.

O local atrai muitos turistas, principalmente durante as férias de inverno, em busca do clima frio e das expedições ao cume do Pico da Bandeira e do Pico do Cristal.

SAIBA MAIS

Conheça outras obras do Provias em www.infraestrutura.mg.gov.br

 

 

 

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