Para tentar reverter este quadro, a Ansal vai lançar uma nova campanha de educação no trânsito. Bonecos coloridos vão chamar a atenção das pessoas sobre os riscos de atravessar a rua fora da faixa de pedestres ou mexendo no celular, dirigir em alta velocidade, circular sem cinto de segurança e todas as ações incorretas segundo as normas de trânsito. “A estratégia é mostrar, de forma lúdica, que a falta de cuidado gera consequências muito negativas, podendo, até mesmo, causar a morte de uma pessoa “, afirma o gerente geral da Ansal, Rodrigo Reis.
A campanha é inspirada no “Dumb ways to die” (traduzindo do inglês: “maneiras estúpidas de morrer”), criada pela Metro Trains em Melbourne, Austrália, para promover a segurança ferroviária. A ideia foi convencer o público, principalmente jovem, a agir de maneira segura próximo aos trens do metrô. O sucesso foi tão grande que a proposta já foi desdobrada para outras ações e se tornou o case mais premiado da história do Festival Cannes Lions, voltado ao mercado da propaganda.
Ao criar sua campanha inspirada neste sucesso, a Ansal quer alertar sobre os constantes acidentes ocorridos na cidade e os erros que levam a essas consequências gravíssimas. Inicialmente, a população será convocada pelas redes sociais para escolher os nomes dos bonecos coloridos. Posteriormente, os ônibus serão envelopados e ganharão divulgação no seu interior. Os pontos de ônibus também deverão ganhar identificação. “Queremos reduzir a zero o número de acidentes, e a Ansal não medirá esforços para conscientizar todos os atores do trânsito sobre a importância de ter atenção ao dirigir e ou atravessar a rua”, garante Reis.
Ações na Semana do Trânsito
Em setembro, a Ansal, em parceria com a Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito – Comset -, promoveu várias atividades durante a Semana Nacional do Trânsito. Uma delas teve como meta sensibilizar motoristas e cobradores para as dificuldades das pessoas idosas. Os participantes usaram caneleiras (peso nas pernas), luvas (falta de sensibilidade nas mãos), bengalas e óculos de grau (visão ruim) para sentir na pele os obstáculos encontrados pelos idosos para subir nos coletivos.
Já na atividade “Sentindo na Pele”, bicicletas foram fixadas em pontos de apoio na rua, próximo à calçada, para que os motoristas pedalassem enquanto os coletivos passavam perto deles. A ideia era que eles sentissem o mesmo que os ciclistas no trânsito.
Uma blitz educativa ocorreu no ponto de apoio da empresa, na Avenida Rio Branco, com a proposta de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestre sobre a responsabilidade individual de cada um. Foram distribuídos panfletos sobre “Transporte Legal”, orientando quanto ao transporte regular de passageiros e alertando os mesmos quanto aos riscos do transporte irregular. Ainda no ponto de apoio, a Ansal ofereceu vacinação e aferição de pressão e glicemia à comunidade e aos colaboradores do sistema.
As crianças também tiveram seu protagonismo durante a Semana do Trânsito. Alunos de escola pública conheceram a garagem da empresa, no Bairro Bandeirantes, onde foram recebidos para um lanche pelos bonecos educativos da Ansal.
Eles ainda assistiram a uma peça teatral produzida pela Polícia Rodoviária Estadual, que orienta, de maneira lúdica, como atravessar uma via com segurança e a importância do uso do cinto de segurança.
Facebook: ansaljf
Instagram: @ansaljf
Site: www.ansal.com.br