Ingressar em um curso superior representa um novo horizonte profissional para muitas pessoas. E na hora de escolher uma faculdade, é importante atentar-se para aquelas que repassam a seus alunos muito mais do que o conteúdo do curso, ou seja, que desenvolva outras habilidades e aptidões. É por isso que a Ensin.E, a mais nova instituição de ensino superior de Juiz de Fora, destaca-se na cidade e atrai novos alunos para os seus cursos de extensão, graduação e pós-graduação.
O segredo está em sua metodologia de ensino inovadora, pautada nos princípios da andragogia, que defende que o adulto aprende por meio da significação e da colaboração. Logo, se o conteúdo não fizer sentido e não for aplicável na resolução dos problemas diários da profissão, a retenção do conhecimento não será consolidada.
O coordenador metodológico da Ensin.E, professor Sérgio de Carvalho, ressalta que, além da andragogia, a instituição apoia-se em mais dois outros pilares de ensino: o método de avaliação de Keller e o deslocamento da figura do aluno como agente passivo do processo de aprendizagem. “Cada aula é um ciclo completo, incluindo processo de avaliação. Adicionamos os conceitos de metodologias ativas para tornar a experiência de sala de aula mais eficiente, levando ao nosso aluno processos de desenvolvimento baseado em evidências, o que garantirá aumento de desempenho real. Como o aluno deixa de ser agente passivo, a figura do professor passa a ser a de um promotor de experiências eficientes e mentor em todos os níveis de produção do saber.”
Sérgio ressalta que o propósito desta metologia de ensino inovadora é promover uma experiência de ensino personalizada, com foco no desempenho e na construção de autonomia por parte do aluno, visando sempre a instalar novas competências e desenvolver as habilidades necessárias para uma carreira de sucesso. “Independentemente da escolha profissional, o mercado tende a ser bastante desafiador. Pensando nisso, o desenho metodológico de mentoria se estende para aulas práticas e estágios. O aluno terá apoio integral em seu desenvolvimento, melhorando a sua performance e desempenho tanto na aprendizagem quanto na aplicação do conhecimento.”
A Faculdade Ensin.E preparou-se por dois anos para estar de acordo com a nova Diretriz Curricular Nacional (DCN), trazendo as disciplinas específicas em um segundo momento e elevando as horas de preparação extra classe para um percentual jamais visto. “Desenhamos um processo de gestão horizontal em que todos colaboram para o êxito do programa, um exemplo disso são nossas salas de aulas integradas aos laboratórios. O objetivo é fazer com que o recurso didático esteja sempre disponível tanto para o professor quanto para subsidiar as intervenções com os alunos”, destaca o coordenador.
“Como o aluno deixa de ser agente passivo, a figura do professor passa a ser a de um promotor de experiências eficientes e mentor em todos os níveis de produção do saber”Sérgio de Carvalho
Coordenador metodológico da Ensin.E
Treinamento do corpo docente
A equipe de professores da Ensin.E possui reconhecimento nacional e destaca-se por ser formada por empreendedores bem sucedidos em suas áreas. A Instituição preza pela busca constante da excelência e pela metologia de ensino inovadora. Por isso, os professores passaram por um processo de imersão na metodologia, em que vivenciaram as técnicas e elaboraram coletivamente as ações, culminando na gestão horizontal do processo.
“Para garantirmos a implementação de um projeto tão ambicioso e, porque não, tão inovador, serão feitas reuniões semanais de ajustes de rumo e suporte metodológico para que o professor sinta-se plenamente seguro para aplicar sua expertise na gestão do conteúdo em sala de aula e nas atividades fins”, conclui Sérgio.
Plickers: o app usado pela Ensin.E
Para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, a Ensin.E conta com ferramentas modernas e inovadoras, como o aplicativo Plickers, que integra a metologia de ensino inovadora e é usado para aplicar testes de conhecimento. O aluno pode acessar a ferramenta tanto em sua versão web quanto para dispositivos móveis. Os testes rápidos permitem o professor a escanear as respostas e conhecer, em tempo real, o nível da turma em relação ao entendimento de conceitos e aos pontos chaves de uma aula.
O app gera e salva automaticamente o desempenho individual dos alunos, criando gráficos e dados. Esses dados são úteis para identificar dificuldades, tendências, estratégias de personalização do ensino, para adotar como critérios de avaliação dentre outros. Além disso, os alunos têm participação ativa no processo, pois informam suas respostas sabendo instantaneamente como foi o seu desempenho. Para a Ensin.E, isso faz com que os alunos interajam com os colegas e com os professores, reforçando a metologia de ensino inovadora.
Conheça os cursos: www.ensin-e.edu.br
Atendimento e matrícula: Avenida Barão do Rio Branco, 3480/301, Passos
Sede Principal: Rua Santo Antônio, 382, Centro
Telefones: (32) 3237-9191 e (32) 99150-4730 (WhatsApp)