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Novas tecnologias no transporte coletivo abrem inúmeras possibilidades de serviços para usuários

jessica pereira onibus transporte coletivo
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A adoção de modernas tecnologias com o novo sistema de bilhetagem eletrônica Moov no transporte público de Juiz de Fora já está impactando positivamente a mobilidade urbana. De acordo com o especialista José Ricardo Daibert, o controle e o registro de todas as movimentações, demandas e horários em tempo real, por exemplo, permitem a gestão mais eficiente, inclusive reduzindo o tempo necessário para atender solicitações dos que utilizam o serviço com frequência. Sem contar uma série de outros benefícios que, a partir de agora, tornam-se possíveis.

“Com a bilhetagem eletrônica e o novo cartão Moov do transporte, o usuário passa a ter um instrumento muito forte e com uma característica especial que é a portabilidade. Os smartphones conectados à internet podem ser integrados a uma série de serviços junto com o cartão de transporte. Assim, o usuário poderá fazer recargas ou carregamentos pelo WhatsApp, ou seja, utilizar serviços associados. O público está ávido por oportunidades que possam ser de sua conveniência”, observa Daibert.

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Marcelo Juliani conduziu a entrevista de José Ricardo Daibert à Rádio Transamérica

A junção entre o sistema de bilhetagem eletrônica, o cartão Moov e o telefone celular facilitará a rotina dos usuários, viabilizando, por exemplo, a compra de créditos através de uma conta digital que o usuário possua. Desta forma, é possível plugar o mundo financeiro a esse centro de gravidade que é o transporte coletivo. Outro exemplo é o serviço de saúde focado especificamente para esse público.

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“Podemos criar, especificamente para o usuário do transporte coletivo, o acesso a um seguro de saúde. Isso antes não era viável, porque enviar um boleto de cobrança era bem mais caro. Mas agora com o novo cartão Moov, o celular e uma conta digital é possível fazer descontos automáticos, assim como oferecer entretenimento, como um serviço de streaming com preços mais baixos, porque há um grande público a ser alcançado. As possibilidades são imensas, entre elas um programa de fidelidade em que as compensações para o usuário podem retornar em crédito de transporte, em dinheiro na sua conta digital ou em créditos de celular”, enumera o especialista.

O novo sistema de bilhetagem Moov que está sendo implantado em Juiz de Fora é moderno e tem tecnologia para se integrar a todos os serviços citados. “A questão agora é ver com que velocidade faremos as parcerias com empresas e instituições que já estejam evoluídas para essas operações, como seguro de saúde, conta digital, débito e crédito. Já existe todo o potencial e a estrutura pronta para receber essas novas funcionalidades. Eu diria que Juiz de Fora está pronta e sinto um clima muito favorável para novas oportunidades no transporte público da cidade”.

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Na avaliação do especialista, as novas tecnologias favorecem também um olhar mais profundo sobre os aspectos sociais relacionados ao transporte público, uma vez que, boa parte dos usuários é quase desconsiderada sob o ponto de vista de mercado. No momento em que se começa a dar oportunidade para que essas pessoas tenham uma conta digital e um serviço de saúde, por exemplo, surge um olhar de inclusão, de valorização deste público como cliente potencial.

 

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