A adoção de modernas tecnologias com o novo sistema de bilhetagem eletrônica Moov no transporte público de Juiz de Fora já está impactando positivamente a mobilidade urbana. De acordo com o especialista José Ricardo Daibert, o controle e o registro de todas as movimentações, demandas e horários em tempo real, por exemplo, permitem a gestão mais eficiente, inclusive reduzindo o tempo necessário para atender solicitações dos que utilizam o serviço com frequência. Sem contar uma série de outros benefícios que, a partir de agora, tornam-se possíveis.
“Com a bilhetagem eletrônica e o novo cartão Moov do transporte, o usuário passa a ter um instrumento muito forte e com uma característica especial que é a portabilidade. Os smartphones conectados à internet podem ser integrados a uma série de serviços junto com o cartão de transporte. Assim, o usuário poderá fazer recargas ou carregamentos pelo WhatsApp, ou seja, utilizar serviços associados. O público está ávido por oportunidades que possam ser de sua conveniência”, observa Daibert.
A junção entre o sistema de bilhetagem eletrônica, o cartão Moov e o telefone celular facilitará a rotina dos usuários, viabilizando, por exemplo, a compra de créditos através de uma conta digital que o usuário possua. Desta forma, é possível plugar o mundo financeiro a esse centro de gravidade que é o transporte coletivo. Outro exemplo é o serviço de saúde focado especificamente para esse público.
“Podemos criar, especificamente para o usuário do transporte coletivo, o acesso a um seguro de saúde. Isso antes não era viável, porque enviar um boleto de cobrança era bem mais caro. Mas agora com o novo cartão Moov, o celular e uma conta digital é possível fazer descontos automáticos, assim como oferecer entretenimento, como um serviço de streaming com preços mais baixos, porque há um grande público a ser alcançado. As possibilidades são imensas, entre elas um programa de fidelidade em que as compensações para o usuário podem retornar em crédito de transporte, em dinheiro na sua conta digital ou em créditos de celular”, enumera o especialista.
O novo sistema de bilhetagem Moov que está sendo implantado em Juiz de Fora é moderno e tem tecnologia para se integrar a todos os serviços citados. “A questão agora é ver com que velocidade faremos as parcerias com empresas e instituições que já estejam evoluídas para essas operações, como seguro de saúde, conta digital, débito e crédito. Já existe todo o potencial e a estrutura pronta para receber essas novas funcionalidades. Eu diria que Juiz de Fora está pronta e sinto um clima muito favorável para novas oportunidades no transporte público da cidade”.
Na avaliação do especialista, as novas tecnologias favorecem também um olhar mais profundo sobre os aspectos sociais relacionados ao transporte público, uma vez que, boa parte dos usuários é quase desconsiderada sob o ponto de vista de mercado. No momento em que se começa a dar oportunidade para que essas pessoas tenham uma conta digital e um serviço de saúde, por exemplo, surge um olhar de inclusão, de valorização deste público como cliente potencial.