Ícone do site Tribuna de Minas

Planos funerários cobrem custos de cremação

capa24
FOTO 52
O Grupo Candelária oferece o processo de cremação desde 2016, com capela de velório e cerimonial (Fotos: Divulgação)
PUBLICIDADE

Poucas pessoas gostam de pensar naquilo que é o mais certo de nossas vidas: a morte. Já outras, por causa da fé religiosa que professam, conseguem refletir com mais tranqulidade sobre o tema e definem aquilo que querem para si mesmas. Esse é o caso da advogada Sônia Cetrim e de sua família que optaram pela cremação e, desde já, pagam um plano funerário do Grupo Candelária. A decisão por esse procedimento veio após se impressionarem com um vídeo que mostrava o processo de decomposição do corpo humano após o enterro. A desaprovação pessoal do sepultamento se somou ainda a seus preceitos religiosos, e a família acabou encontrando na cremação uma boa escolha.

“Entendo que, dependendo do grau de elevação da pessoa, o espírito pode se desprender do corpo na hora da morte, como pode demorar dias ou anos. No caso do desprendimento demorar, e a cremação for imediata ao velório, o espírito poderá sentir o processo. Por isso, é aconselhável esperar três dias para cremar. E saber que o Grupo Candelária respeita isso, me incentivou muito. Acho muito bonito você poder respeitar o outro”, reflete a senhora de 71 anos, baseada em sua crença religiosa. Na opinião dela, com o tempo, cada vez mais pessoas irão procurar pela cremação.

PUBLICIDADE

Segundo Marconi Ladeira, gerente administrativo do Grupo Candelária, 12% dos falecidos atendidos pela funerária são direcionados para o processo de cremação, com um constante aumento da procura. A estimativa é de que, futuramente, esse índice possa chegar a 20% ou 30% do total. “Hoje a maioria das pessoas que nos procuram para realizar a cremação ou fazer o plano compõe diversas classes sociais. E um dos principais motivos que levam as pessoas a optarem por esse procedimento é a qualidade do serviço prestado. O local do cemitério é muito desconfortável para muitas pessoas, estamos sentindo que os clientes buscam um maior conforto nesse momento de despedida”, observa.

O processo de cremação é conhecido por seu caráter de preservação do meio ambiente, e, ao contrário do que se pode pensar, o procedimento não impede que seja feita uma homenagem à pessoa falecida, em uma cerimônia de despedida. A diferença em relação ao enterro tradicional é que, enquanto no sepultamento os ossos do falecido podem ser exumados após três anos, a cremação deixa as cinzas disponíveis para a família 48 horas após o procedimento. Elas podem ser guardadas pela família onde desejarem, sendo possível manter tradições de homenagens religiosas, como Dia de Finados.

PUBLICIDADE

Durante a preparação, a empresa busca sempre ouvir a família e conhecer os desejos do finado. Também é muito importante entender e respeitar os procedimentos de cada religião, como o período de espera para a cremação. “Somos procurados por seguidores de diversas religiões, com exceção daquelas que não aprovam a cremação”, comenta Marconi Ladeira. Quem opta por esse processo pode, inclusive, fazer um plano de pagamento a longo prazo. “Uma coisa em que não pensamos é que vamos morrer. Com um plano, você não precisa se preocupar com nada”, afirma Sônia.

Entenda o procedimento

PUBLICIDADE

O Grupo Candelária oferece o processo de cremação desde 2016, com capela de velório e cerimonial. Apenas um corpo é cremado por vez. O procedimento não causa fumaça ou odor, e é sempre realizado durante o dia. As cinzas são guardados em urna própria, escolhida pela família, e entregue a ela 48 horas depois. Segundo a empresa, também é possível também cremar apenas a ossada, após a exumação do corpo sepultado.

É comum que o desejo de ser cremado seja deixado por escrito pelo interessado ou explícito oralmente, mas a cremação também é permitida com a autorização expressa de um familiar direto. O procedimento é regulamentado pela Lei Federal 6.015/1973, que deixa clara a necessidade do atestado de óbito firmado por dois médicos ou por um médico legista. Em caso de morte violenta, é necessária autorização judicial. Já a Lei Estadual 18.795/2010 declara que a cremação pode ser realizada por interesse da família, desde que a pessoa falecida não tenha se manifestado em contrário.

Atualmente, o serviço é prestado pelo Grupo Candelária por R$ 4.440, com opções de parcelamento e à vista, ou pela aquisição de planos funerários. Os planos de cremação cobrem o (a) titular, cônjuge, pais, sogros e filhos de até 21 anos, e mensalidade é R$ 60.

PUBLICIDADE

Av. Rio Branco 2.881, Centro
(32) 3215-5959

Crematório

Estr. União Indústria,
Matias Barbosa

PUBLICIDADE

Site: www.candelariagrupo.com.br
E-mail: plantao@candelariagrupo.com.br

 

Sair da versão mobile