Ícone do site Tribuna de Minas

Alto padrão de imóveis promove valorização no Bairu

capa26
alpha
Jorge Mattos em uma das obras de Brasília; abaixo, projeto de fachada do edifício que levará seu nome (arquivo pessoal)
PUBLICIDADE

Localizado na Zona Leste de Juiz de Fora, o Bairu foi, nas décadas de 1970 e 1980, o local escolhido por um grande construtor da cidade, Jorge Mattos, para construir alguns imóveis. Depois disso, o bairro, conhecido por seu caráter residencial, viveu um período de estagnação em termos de empreendimentos de engenharia. “Os métodos construtivos evoluíram muito na cidade, o padrão de planta e acabamento, mas o Bairu ficou parado no tempo”, observa Marcus Rezende, diretor da Construtora Rezende Roriz que, a partir de novembro, irá construir um edifício de alto padrão para se destacar na paisagem da região.

A novidade vai atender antigos moradores que sonham em voltar a viver no Bairu, mas enfrentam dificuldades para encontrar imóveis que atendam às suas necessidades. “Esse bairro tem uma característica afetiva. Quem nasceu no Bairu e ainda tem família no local, mas teve que ir embora, tem vontade de voltar a morar lá.”

PUBLICIDADE

O edifício Jorge Mattos é uma homenagem ao avô de Marcus que, em 50 anos de trabalho nesse mercado, além de colaborar com o crescimento de seu bairro, chegou a participar da construção de Brasília, no Distrito Federal. “Logo que o loteamento do Bairu foi lançado, ele comprou um terreno e passou a construir casas para vender. Ele construiu a casa onde moramos por muitos anos, por isso temos um grande apreço por lá”, conta Marcus.

Jorge Mattos acabou inspirando o neto, que também alimenta uma relação afetiva pelo bairro onde nasceu e passou sua infância. “Historicamente, o Bairu é um bairro calmo, onde os vizinhos se conhecem. Quando se vai à Praça da Baleia, as crianças estão brincando e as pessoas levam seus cães para passear e frequentar o parcão. É um bairro que tende a crescer. As cidades estão crescendo para as periferias e os bairros de classe média e classe média alta, como Bom Pastor e Granbery, estão ficando sem terrenos. O Bairu tem muitas casas que podem ser transformadas em bons prédios. Estamos focados em construir melhores produtos para valorizar a área”, destaca. Como projeto futuro, a Rezende Roriz, inclusive, pretende estudar a possibilidade de adotar a Praça da Baleia para revitalizá-la.

PUBLICIDADE

Perfis de consumidores

Segundo o diretor da empresa, há dois perfis de consumidores que buscam por bons empreendimentos no Bairu, bairro que carrega a vantagem de ser próximo do Centro e com fácil acesso a serviços básicos. “Um dos perfis é o ex-morador do Bairu que se casou, mudou para outros bairros, mas não tem oportunidade de comprar bons imóveis no Bairu porque, ou são casas da década de 1970 ou apartamentos pequenos. Os apartamentos grandes dificilmente estão à venda. Outro perfil são pessoas que estão comprando seu segundo imóvel e buscam um lugar melhor e mais confortável para a família, com espaços mais amplos e bom acabamento”, observa.

Atualmente, a empresa está focada no lançamento do edifício que irá atender a 18 famílias, com apartamentos de dois a três quartos, suíte, varanda gourmet e opção de uma a duas vagas na garagem. Será um avanço nos padrões de empreendimentos da região.

PUBLICIDADE

Para Marcus, investir em imóvel de alto padrão na região hoje pode ser uma compra inteligente para o consumidor. “Quem compra um imóvel hoje, com um padrão como o nosso e preço acessível, tem a valorização garantida, coisa que não acontece em bairros que já estão no teto da valorização”, avalia.

Endereço: Rua Paulo de Souza Freire, 68, Bairro São Mateus, Juiz de Fora
Telefone: (32) 3232-3646
Site: www.rezenderoriz.com.br
Instagram: @rezenderoriz

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile