Ícone do site Tribuna de Minas

Seu pet é estressado? Conheça a PetsCalm e o enriquecimento ambiental

petscalm destacada
PUBLICIDADE

A cada dia as famílias têm levado mais cães e gatos para dentro de suas casas. Mas a correria acaba impedido as pessoas de passarem mais tempo com eles. Com isso, o pet fica mais ocioso, o que resulta em quadros de estresse. E esse estresse é descontado na destruição de objetos, xixi feito fora do lugar, lambedura excessiva e até depressão. Para minimizar esses efeitos, existem técnicas que ajudam a resgatar os comportamentos naturais de cada espécie dentro de casa, chamadas de enriquecimento ambiental. Em Juiz de Fora, a PetsCalm é uma empresa especialista no assunto, oferecendo produtos que auxiliam os tutores a lidar com esses episódios, proporcionando mais bem-estar a seus animais.

O enriquecimento ambiental, conforme explica a proprietária da PetsCalm, Letícia Moreira surgiu há quase um século, porém começou a ser aplicado nos zoológicos do Brasil apenas nas últimas décadas. “A ideia surgiu da necessidade de se criar um ambiente mais complexo e interativo para animais mantidos em cativeiro, permitindo comportamentos mais naturais. Levando o conceito para os animais domésticos, o enriquecimento ambiental visa a deixar o local mais atrativo e estimulante, criando distrações e atividades que independem da interação com o tutor”, ressalta.

PUBLICIDADE
Animais de bem com a vida: Cães precisam do contato com produtos naturais, como a traqueia (Foto: Acervo Pessoal)

Letícia destaca que os animais domésticos, principalmente os cachorros, precisam gastar energia. Caso contrário, esse acúmulo pode trazer reflexos negativos para a saúde, tanto física quanto psíquica. “Assim como acontece com todo ser vivo, energia não drenada ou acumulada pode gerar estresse, que implica em problemas de saúde como comportamento compulsivo e mal comportamento. Os animais têm necessidade de gastar energia, tanto física quanto mental. Por isso, os produtos oferecidos pela PetsCalm têm proposta de deixar que o pet exerça o comportamento natural da espécie, dentro de casa e gaste energia de forma saudável.

PUBLICIDADE

Estratégias que funcionam

O casco é outra opção para acalmar os pets (Foto: Acervo Pessoal)

Os produtos disponibilizados aos tutores pela PetsCalm, por meio do Instagram e do site, têm diversas propostas e formas de utilização. Letícia cita, como exemplo, dois bastante versáteis e superaceitos pelos cães: os cascos e chifres bovinos. “Eles podem ser oferecidos para o animal com ou sem recheio. De forma simples, sem recheio, o animal irá exercer o comportamento normal de roer. Essa atividade ajuda na limpeza dos dentes, evitando o tártaro, auxilia no gasto de energia e proporciona sensação de bem-estar, pois é uma atividade natural e prazerosa para os cães. Com recheio – pode-se utilizar a criatividade com inúmeros alimentos -, o cão irá gastar energia primeiramente comendo o recheio e depois roendo. Parece mágica, mas é o enriquecimento ambiental”, afirma.

Outra opção é o tapete de fuçar, que envolve vários estímulos. O tapete propõe atividade completa por meio do forrageamento, que é a busca e a exploração de recursos alimentares. “Utilizando petiscos escondidos nas fibras do tapete, o cão utilizará o faro para encontrar o alimento. De todos os cinco sentidos de um cão (olfato, audição, visão paladar e tato), o olfato é o mais desenvolvido. Quando um cão respira normalmente, o ar não passa diretamente sobre os receptores do olfato. Mas quando o cão quer cheirar, o ar percorre todo o caminho para os receptores do olfato, fazendo dele uma verdadeira máquina de identificação e de interpretação de sinais olfativos. É uma atividade que envolve estímulo alimentar, cognitivo e sensorial”, comenta.

PUBLICIDADE

Kira: a inspiração para a PetsCalm

Cão se distrai com o chifre bovino (Foto: Acervo Pessoal)

Desde criança, Letícia sempre foi apaixonada por animais. Na infância, colecionou bons momentos ao lado de Nick, seu primeiro cachorro. Com a maturidade, o conhecimento pelo mundo animal chegou de forma mais forte, bem como na pesquisa e no aprendizado das necessidades básicas dos cães, cuidados diários, comportamento e saúde animal.

Quando se casou, ela e o marido decidiram ter uma bulldog francês, a Kira, a grande inspiração para a criação da PetsCalm. “Com a Kira aprendi e ainda aprendo muito. Na busca por opções saudáveis e funcionais para o gasto de energia dela, conheci o universo do enriquecimento animal, um campo ainda pouco explorado, principalmente em Juiz de Fora. Era muito difícil encontrar produtos, e, muitas vezes, a compra ficava muito cara por conta de frete. Foi então que comecei a realizar compras coletivas, com um grupo de amigos tutores de pets interessados no assunto”, conta.

PUBLICIDADE

Depois de muito tempo fazendo grupos e listas, Letícia notou que o número de tutores foi crescendo e viu uma oportunidade para empreender e levar o seu conhecimento a outras pessoas. “É uma forma para difundir e conscientizar mais tutores sobre a importância do enriquecimento ambiental pet e como ele pode trazer resultados maravilhosos para a qualidade de vida e o bem-estar dos seus animais. Assim surgiu a PetsCalm, a loja virtual onde concentro muitos desses produtos e oriento os clientes na escolha das melhores opções”, explica.

Site: petscalm.com.br
Telefone: (32) 98512-7968 (WhatsApp)
Instagram: @petscalm

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile