Em tempo de isolamento social, muitas pessoas estão passando mais tempo em suas residências. No entanto, isso não significa que as tarefas do dia a dia diminuíram. Na verdade, houve uma adaptação que muitas vezes pode acarretar em um acúmulo de tarefas. Para facilitar essa dinâmica diária, existem alguns equipamentos que devem auxiliar no desempenho de atividades específicas. É o caso das motobombas.
Por permitirem mais agilidade e eficiência ao trabalho, esse maquinário se transformou em um importante aliado das indústrias, construções e sistemas de irrigação de médio e grande porte. Sendo assim, caso você esteja a procura de motobombas à venda, é necessário que entenda que, de modo geral, ela possui a função de transferir água, independente se é limpa ou suja, de um lugar para o outro. Logo, por possuir esse poder de sucção, elas são aplicadas na retirada desde água de lagos e poços a irrigação de campos e plantações.
O equipamento
Vale ressaltar que esse tipo de ferramenta, não é de exclusividade das indústrias e agricultura. Na realidade, nos tempos atuais, existem inúmeras opções de motobombas no mercado que se adequam perfeitamente aos ambientes residenciais. Dessa maneira, para não fazer a escolha de sua máquina errada, separamos algumas dicas do que é necessário avaliar antes de fechar um negócio.
- Analise com atenção a altura e comprimento da tubulação. Entenda que é dessa forma que acontece a captação de água, seja nos casos de sucção ou para os casos de transporte.
- Lembre-se sempre que o ambiente em que será aplicado o maquinário é de suma importância nessa escolha. Porém, independentemente do local, você precisa observar a vazão e quantidade de água que é necessário transportar.
- Esse tipo de trabalho exige algumas demandas para que seja realizado. Uma delas diz respeito a tubulação e conexões disponíveis. Evite transtornos e observe esses elementos com antecedência.
Tipos
Agora que você já possui uma noção básica das características das motobombas, está na hora de entender as especificidades desse maquinário, de acordo com os tipos disponíveis. De modo geral, elas se dividem em:
- Autoescorvante: o próprio equipamento realiza a eliminação do ar que fica dentro da máquina. Ou seja, tudo acontece de maneira automática, facilitando o funcionamento imediato do motor assim que acionado.
- Centrífuga: Se você deseja utilizar uma motobomba em curtas distancias, as desse modelo são a escolha perfeita. Nesses casos, provavelmente, a aplicação será para trabalhos caseiros, que ganham mais dinamismo, já que possuem maior vazão e menor pressão.
- Injetora: Ao contrário do modelo anterior, essas apresentam menor vazão e maior pressão. Sendo assim, se deseja irrigar campos ou, ainda, usar em lava-jatos, opte por essa máquina.
- Submersa: Como o próprio nome já diz, esse equipamento atua de forma submersa, ou seja embaixo da água. Logo, é indicada para retirada de água de lagos e poços.
- Multi estágio: Estabelecendo o equilíbrio entre vazão e pressão, esse modelo é o mais flexível. Isso porque pode ser usada tanto para grandes campos quanto para sucção.