Ícone do site Tribuna de Minas

Empreendedores JF: A Unimed inova em Juiz de Fora

Unimed
PUBLICIDADE

Juiz de Fora é conhecida por seus empreendedores, que fazem com que a cidade seja referência em diversos setores. Para valorizar as inúmeras iniciativas e propagar o que é feito por aqui, a Tribuna lança mais uma edição do projeto Empreendedores JF, desta vez reunindo grandes nomes do empreendedorismo em uma série de vídeos. Já no primeiro vídeo, lançado neste domingo no portal da Tribuna, o editor geral Paulo Cesar Magella recebe o médico cardiologista Darlam Kneipp, diretor presidente da Unimed e do Hospital Unimed Dr. Hugo Borges, para um bate-papo sobre a saúde em Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

Inaugurado há dois anos, o Hospital Unimed Dr. Hugo Borges que, no início, era um sonho, hoje já é reconhecido e tido como referência pelos clientes Unimed de Juiz de Fora e região. Em seu nome, a homenagem ao médico Hugo Borges, um dos idealizadores do hospital e presidente da cooperativa de médicos entre 2000 e 2021, quando foi acometido pela Covid-19 e não resistiu.

PUBLICIDADE

Seu legado é até hoje cultivado. E, seguindo seu impulsionamento pela inovação, Darlam revela, na entrevista, uma grande novidade que será inaugurada no Hospital Unimed ainda neste mês: a Unidade Coronariana. Diferentemente da UTI, ela é destinada a pacientes conscientes. Seu foco é trazer mais conforto e tranquilidade a este momento que, sobretudo, precisa desses fatores para ser superado. Os pacientes ficarão em apartamentos separados, podendo, inclusive, estar com a família, realizando seu trabalho com a empresa, sob o cuidado de toda a equipe Unimed.

Hospital Unimed foi fundamental na pandemia

O trabalho do Hospital da Unimed na pandemia também é destacado por Darlam Kneipp. De acordo com ele, o trabalho foi fundamental para dar apoio à alta demanda da rede privada. “Foi um momento nunca visto, em que a UTI teve marca de 120% de ocupação”, relata a Paulo Cesar Magella. Para isso, o hospital precisou multiplicar suas unidades para atender todos, e isso foi possível. “Foi um grande desafio, mas a Unimed não teve qualquer problema quanto a falta de leitos. Todos os pacientes conseguiram ser atendidos e internados quando necessário, o que é uma vitória.”

PUBLICIDADE

Ainda sobre a pandemia, o diretor já observa considerável melhora, já que a demanda por CTI de Covid-19 foi reduzida em mais de 40%. Ele relaciona esse marco ao aumento de pessoas vacinadas e lembra que isso funciona no combate à doença. Em razão disso, o Hospital Unimed já se prepara para retomar as cirurgias eletivas, que é um de seus focos.

Pronto Socorro adota metodologia para atendimento rápido

O Pronto Socorro do Hospital Unimed Dr. Hugo Borges é considerado modelo na cidade. No vídeo, o médico explica que ele funciona com base na metodologia smart track, como nos reparos feitos na Fórmula 1. Com base nisso, a meta é que da retirada da senha até o atendimento médico, o paciente fique, no máximo, 20 minutos no espaço, o que faz com que o ambiente seja mais agradável e, claro, rápido. Junto ao acolhimento que a equipe destina aos clientes, esse é o jeito Unimed de atender. O que comprova é a existência do profissional chamado hospitalista, que fica por conta de dez pacientes e, além do médico, faz todo o acompanhamento, sempre à disposição e atento às necessidades que surgem. O cuidado é essencial, e Darlam destaca que a Unimed entende isso.

PUBLICIDADE

Outra iniciativa é o Plano de Saúde Unimed Juiz de Fora, que reduz os gastos do cliente em cerca de 20% quando ele é atendido pelo Hospital Unimed Dr. Hugo Borges. Pensando nisso, o Plano Premium foi criado, com um custo menor e toda a assistência, com o foco na internação no hospital.

“A gente trabalha para que as pessoas não adoeçam, e, por isso, a Unimed investe em campanhas de prevenção”

Darlam Kneipp
Diretor presidente da Unimed

Ecossistema Unimed

Hoje, 53% das pessoas em Juiz de Fora que possuem um plano de saúde têm o da Unimed. E isso não é à toa. Darlam fala sobre o ecossistema Unimed. Para cada demanda do paciente, existe um serviço do plano, independentemente da idade. O exemplo que ele dá é o do cuidado feito em domicílio depois da internação. O serviço de atenção domiciliar atende mais de mil pacientes que ainda precisam de atenção especial. Até mesmo depois da recuperação, a Unimed oferece os serviços de recuperação e reabilitação. Ou seja, o cuidado com a saúde é integral.

Darlam Kneipp reforça que o plano de saúde existe para a prevenção. “A gente trabalha para que as pessoas não adoeçam, e, por isso, a Unimed investe em campanhas de prevenção.” Ele finaliza comemorando que, mais uma vez, a Unimed Juiz de Fora foi avaliada com a maior nota do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) entre as operadoras da cidade, firmando o compromisso com a satisfação dos clientes e como referência não só em Juiz de Fora, mas em todo o país.

PUBLICIDADE

Empreendedores JF
Confira o vídeo com a entrevista completa com Darlam Kneipp:


Sair da versão mobile