A cada ano que passa, o setor público vem exigindo competências e habilidades por parte de seus servidores para um atendimento com mais qualidade e assertividade. Para isso, pessoas ligadas aos governos municipal, estadual e federal precisam, além de comprometimento com o que fazem, passar por qualificações que ampliem a forma como atuam em seus departamentos, otimizando tempo e processos. Trabalhar no setor público demanda conhecimentos específicos e um meio de obtê-los é ingressar na primeira turma do curso superior de tecnologia em Gestão Pública do Centro Universitário do Sudeste Mineiro (Unicsum). As inscrições para o vestibular podem ser feitas pelo site: unicsumjf.com.br/processoseletivo.
Para aqueles que já atuam no setor público, o curso chega para suprir a lacuna existente quanto à qualificação, extremamente importante para melhorar os serviços prestados, implementando novas políticas voltadas para o desenvolvimento do setor público de maneira íntegra e eficiente, fatores que, somente por meio do conhecimento, poderão desburocratizar o setor público e o seu atendimento. Já aqueles que almejam a função, o curso, que tem duração de dois anos, permite ao aluno participar de concursos públicos e dar continuidade à sua qualificação, realizando uma pós-graduação em áreas afins.
A grade curricular da graduação abrange disciplinas que trabalham no aluno as seguintes capacidades: identificação de problemas e busca por alternativas e soluções a partir de instrumentos que permitam a avaliação de políticas públicas locais, conservando e utilizando bens e recursos confiados à sua gestão a uma única finalidade: o bem comum da coletividade administrada.
Assim, as principais atividades que o aluno pode exercer depois de formado são: definir orçamentos para gerar produtos e serviços; definir e acompanhar licitações, orçamentos e resultados esperados; acompanhar o atendimento ao público; e ser responsável pela gestão de pessoal e de materiais. Nesse mote, pode ocupar cargos como chefe de divisão, chefe de departamento ou núcleo, auditor, analista de processos públicos e assessor de planejamento.
Além de órgãos do Executivo em áreas como saúde, habitação, educação, desenvolvimento e cultura, como ministérios, agências, secretarias e institutos de pesquisa, o graduado pode atuar em associações sem fins lucrativos, como organizações não governamentais (ONGs), principalmente na condução de projetos ligados à políticas públicas; e também em empresas privadas, especialmente para a articulação de ações em parceria junto aos governos.
Carreira na visão do profissional
Para a funcionária pública Cláudia Otelina da Costa, que trabalha há 19 anos na Prefeitura de Chácara na área de educação, a gestão pública vai muito além dos aspectos burocráticos. “Precisamos de conhecimentos, competências e habilidades, mas, prioritariamente, entender que o servidor público existe para atender as necessidades do outro, para melhorar a qualidade de vida do outro, e dar o que é de direito do outro. No meu caso, fornecer uma educação de qualidade. Quem atua no setor público precisa pensar o tempo todo na integralidade de sua função, buscar a interação de seus pares e motivar os servidores para que suas funções sejam exercidas com qualidade, integridade e seriedade”, avalia.
Em quase duas décadas de trabalho, entre os anos de 2013 e 2016, Cláudia assumiu um compromisso importante para a cidade no cargo de secretária municipal de Educação, que exigiu dela estudos para que pudesse entender o sistema macro da gestão da educação. “Foram envolvimentos com as esferas Federal e Estadual por meio de diálogos, obrigações legais, sistemas a serem alimentados e recursos a serem buscados”, lembra.
Quando bem qualificado, para Cláudia, o profissional que atua no setor púbico é capaz de compreender, analisar, gerir e atuar de forma mais clara e objetiva e, principalmente, com rendimento funcional. “Essas competências atenderão prioritariamente ao maior objetivo das ações públicas, que é o atendimento a sociedade, melhorando a qualidade de vida da população, visto que o setor público em suas esferas atende a sociedade em diversos âmbitos”, finaliza.
Unidade Itamar Franco
Av. Presidente Itamar Franco, 3.170, São Mateus
(32) 2104-9090
Unidade Rio Branco
Av. Barão do Rio Branco, 2.872, Centro
(32) 4009-7000
Facebook: /unicsum
Instagram: @unicsum
Site: unicsumjf.com.br/processoseletivo