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Estratégia: Investir no marketing para fidelizar clientes

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De vendas na loja física para o ambiente on-line. Assim foi o processo da Espaço Flores de Maria, que, precisou durante a pandemia, se adaptar e se reinventar através da sua página no Instagram (@espacofloresdemaria). Com o empreendimento fechado, por conta dos protocolos, o negócio foi mais um que migrou para a internet e, através do delivery, se manteve presente entre seus clientes. Para isso, a divulgação on-line precisou ser intensificada, e as publicações passaram a ser mais chamativas para atrair novos consumidores.

Espaço Flores de Maria investiu em delivery e conquistou novos clientes em sua página no Instagram (Foto: Acervo Pessoal)

A loja, há quatro anos no mercado, é administrada por três irmãs e sempre divulgou as peças através das redes sociais, mas não disponibilizava a venda por esse meio. Segundo uma das sócias, Daiana Alvim, o empreendimento passou a investir nos brindes e no atendimento por delivery durante o isolamento. “Nós fizemos uma boa campanha de marketing no on-line, investimos sem poder, por conta do momento. Começamos a mandar álcool em gel dentro de cada sacolinha, para que o cliente pudesse se higienizar e se sentir seguro com nossa mercadoria. Criamos estratégias para atrair um público maior na internet”, conta. “Para a gente, foi excelente, porque mesmo voltando a trabalhar com a loja aberta, continuamos trabalhando no virtual de uma maneira mais efetiva do que antes, porque conseguimos um volume alto de vendas através do Instagram”, afirma a empresária.

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As irmãs precisaram se adaptar, e cada uma pegou uma função para ser desempenhada da melhor forma possível. Com as vendas pelo Instagram, o rendimento duplicou, e, com esse movimento, os clientes aumentaram. “Agora, mesmo com o espaço aberto, iremos continuar com as vendas on-line, e o cliente pode até retirar a mercadoria na loja. Percebemos uma interação maior, conquistamos clientes que antigamente não compravam com a gente. Essa resposta positiva foi muito boa”, observa Daiana.

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Como implantar o marketing em sua empresa

Gustavo Magalhães, analista do Sebrae Minas, destaca que o engajamento e a afinidade ajudam a marcar presença na memória do seu público (Foto: Fernando Priamo)

O marketing digital ajuda a alavancar a marca de forma espontânea, e o retorno, muitas vezes, é instantâneo. Direcionar o nicho da empresa é imprescindível na hora de produzir as postagens, porque, com as publicações certas, o alcance pode se tornar maior e, assim, atrair muito mais consumidores. Com as redes sociais, ficou muito mais fácil para se relacionar com o seu cliente, porque, com a rapidez das imagens, as fotos do seu produto ou serviço podem ser vistas por milhares de pessoas de forma muito abrangente. Isso causa impacto. E, com um marketing inovador, a chance da sua empresa se sobressair é enorme.

As ações de comunicação ajudam na melhora do relacionamento entre empresários e clientes. Por ser acessível e popular, o marketing digital também consegue atrair popularidade para o seu produto ou serviço. Segundo o analista do Sebrae Minas, Gustavo Magalhães, investir nessa proposta efetiva o trabalho do empreendimento no mercado. “Existem muitas ferramentas para promover no ambiente digital, e há muita concorrência nesses mercados. É fundamental, portanto, buscar o engajamento daquelas pessoas que se interessam pela marca e pelo o que a empresa faz e desenvolve. O marketing digital tem muito em comum com a relação humana, porque vai muito de como ela se posiciona, e isso fará com que seus consumidores criem uma afinidade e um interesse maior por aquele negócio”, afirma.

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Trabalhar com marketing, segundo Magalhães, é focar em um relacionamento duradouro com o cliente. “Promover este movimento faz com que sua marca se sobressaia. Quando você consegue uma identificação no mercado, você garante o apoio dos seus consumidores”, indica.

 

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Endereço: Av. Olegário Maciel, 436 – Santa Helena
Telefone: (32) 32574712
Site: www.sebraemg.com.br
Instagram: @sebrae.minas

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