Ícone do site Tribuna de Minas

Cada vez mais perto do cliente: Dispetral avança com nova loja em Três Rios

diretores da sede da Dispetral
Da esquerda para direita, Tiago, diretor executivo, Lucas, diretor operacional, e Vinicius, gerente administrativo da Dispetral (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

Atendimento com foco no cliente esteja ele em qualquer lugar. É seguindo esse conceito que a Dispetral consolida sua quarta loja, desta vez no estado do Rio de Janeiro. A empresa, referência em distribuição de peças para maquinário pesado, abriu em maio uma filial no município de Três Rios.

Com unidades em Juiz de Fora, Belo Horizonte e São Paulo, a marca já possuía um centro de distribuição no estado do Rio e, agora, com a loja física, dá um novo passo para estar ainda mais perto de seu público. A nova loja da Dispetral está localizada na Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek, na BR 040, altura do quilômetro 25.

PUBLICIDADE

Localização privilegiada

O avanço faz parte da política de expansão adotada pela Dispetral. Conforme os diretores Tiago e Lucas Ferrugini, após conquistar grandes centros, o projeto busca cidades referência no interior. “Acreditamos que Três Rios é uma cidade próspera, com uma localização privilegiada e estratégica. Para o nosso negócio, a cidade tem um grande potencial comercial, de vendas e alavancagem da Dispetral como um todo”, afirma Lucas, diretor operacional da empresa.  

PUBLICIDADE

O resultado tem se mostrado positivo. Segundo aponta Lucas, a filial de Três Rios impressiona pela boa receptividade do público. “O cliente do Rio de Janeiro já pôde perceber o quanto a Dispetral está focada em passar um sentimento de agilidade e resolução de problemas. Já temos um movimento físico na unidade de Três Rios superior ao que imaginávamos.”

Com mais de 20 anos de casa, o gerente-administrativo da empresa, Vinicius Nolasco, também destaca a importância logística da inauguração de mais uma unidade. “Conseguimos atender mais clientes, inclusive pensando no seu bem-estar e conforto de não precisar realizar um grande deslocamento para comprar ou buscar o produto” diz, ressaltando que a nova unidade é mais um facilitador para que a empresa avance sempre no propósito de agilidade em solucionar os problemas dos clientes. 

PUBLICIDADE

“O cliente não precisa esperar para receber o produto, conseguimos entregar de um dia para o outro. Esse é o impacto de uma unidade local. É significativo tanto para a receita da empresa quanto para a realidade dos clientes.”

Investimento em inovação

Um dos motivos para o sucesso é a combinação da tradição com as novidades tecnológicas implementadas pela empresa. Por tradição, a Dispetral mantém a característica de um estabelecimento familiar, fundado há 27 anos pelo pai de Tiago e Lucas, Alencar Ferrugini. 

“Seguimos dando continuidade ao nosso valor persistência, enfrentando os desafios de empreender. Por ser uma empresa familiar, podemos manter a cultura da nossa família, que se destaca no implemento de inovação e mantém essa veia empreendedora”, explica o diretor executivo, Tiago Ferrugini. 

PUBLICIDADE

Há quase 30 anos, a Dispetral nasceu da necessidade de Alencar, à época um produtor rural que enfrentava problemas constantes com máquinas, solucionar os defeitos do maquinário. Hoje, a empresa avança para a implementação de Inteligência Artificial (IA) garantindo um atendimento mais personalizado ao cliente. De acordo com Tiago, a empresa testa um sistema que analisa o comportamento do cliente com ferramentas da IA. 

“A IA consegue acessar os dados do sistema para observar quais tipos de produtos um cliente estava comprando, há quanto tempo ele não compra e tentar entender por que ele ficou nesse processo de inativação. Com esse relatório, conseguimos definir os principais clientes para fazermos contatos e ligações a fim de reativá-los na loja.”

Busca por inovação mantém Dispetral competitiva no ramo há quase 30 anos (Foto: Felipe Couri)

O autoatendimento nas lojas é outra aposta tecnológica que proporciona praticidade ao consumidor. As unidades da Dispetral têm trabalhado com totens de autoatendimento, nos quais o cliente pode selecionar o produto sem precisar, necessariamente, da ajuda de um atendente. 

PUBLICIDADE

“Ele marca o produto, coloca no carrinho e, pelo totem, já consegue realizar o pagamento e retirar o pedido na unidade”, explica Tiago. O comprador também pode não estar na unidade e realizar a compra pelo celular ou computador, marcando a retirada do produto. “Uma forma de poupar tempo para o cliente e oferecer mais opções de compra para ele.”

Rumo ao cenário nacional

A Dispetral já se consolidou no mercado da Região Sudeste. A abertura da loja em Três Rios permite proximidade com importantes centros urbanos e oferece uma vantagem estratégica adicional. A partir dela, a distribuição dos produtos ocorrerá de forma rápida e eficiente. A mão de obra qualificada e a infraestrutura moderna de armazenagem, serviço e logística são outros pontos destacados pelos diretores.

Para os próximos anos, a política de expansão da Dispetral continua. O próximo objetivo é estabelecer a empresa em mais um estado, com a implementação de uma loja no Espírito Santo. Os estados da Bahia, Mato Grosso e Pará também estão na mira da Dispetral, que se consolida cada vez mais no mercado nacional, buscando maiores polos de negócio para a empresa.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile