Ícone do site Tribuna de Minas

Como sobreviver à troca de comando de uma empresa familiar?

capa da fisco
post da equipe1
Rodrigo Fonseca entre a equipe da FiscoExpert: Bárbara Toledo, Melissa Cardoso, Camila Oliveira e Jennyfer Cristine (Foto: Studio Foto Aluizio)
PUBLICIDADE

As famílias empresárias comandam a economia global. Estimativas apontam que 80% das empresas do mundo são familiares. No Brasil, o cenário não é diferente. Cerca de 90% dos negócios em funcionamento no país são formadas por membros de uma mesma família. No entanto, apenas 33% sobrevivem de uma geração para outra, e menos de 10% delas chegam até a terceira geração.

Não conseguir equacionar interesses pessoais com os da empresa é a maior causa de fracasso das organizações familiares. Além disso, a falta de capacitação, profissionalismo e aptidão do sucessor contribui para que o negócio não sobreviva.

Dados apontam que recorrer a uma consultoria especializada é o melhor caminho para que a passagem de comando de uma geração para a outra seja feita sem riscos para o negócio. Foi o que fez, em Juiz de Fora, a Pedreira Santo Cristo, que contratou a assessoria da FiscoExpert Consultoria Empresarial.

PUBLICIDADE

A Pedreira Santo Cristo é uma empresa familiar que há 65 anos atua na indústria de mineração e acaba de completar a transição para a terceira geração. Este é um feito que apenas um seleto grupo de empresas consegue alcançar.

Com a harmonia entre os sócios e a mudança na cultura da organização, a Santo Cristo pode direcionar todos os esforços para o sucesso do negócio, tornando as melhorias duradouras, garante Rodrigo Fonseca, diretor da FiscoExpert. “Há 11 anos, desde o início da última transição geracional, estamos acompanhando os diálogos entre todos os familiares das diversas gerações, conciliando os diversos interesses e viabilizando a administração. Entre os filhos, netos e bisnetos do fundador, são mais de 30 pessoas envolvidas. Assim, foram formalizados acordos e normas que valem para todos; criados conselhos familiares, onde decisões estratégicas são discutidas; e realizadas reuniões periódicas, nas quais as informações são apresentadas, debatidas e votadas”, exemplifica o especialista.

“Nossa missão é aliar a segurança de nossa atuação com a ousadia do empreendedor, criando o ambiente adequado para bons negócios” Rodrigo Fonseca, advogado e diretor da FiscoExpert

Quanto ao planejamento da empresa, Rodrigo ressalta que as metas são definidas todos os anos, quando as despesas são orçadas e os tributos analisados. “Como a empresa possui procedimentos internos organizados e mapeados, as informações são geradas com velocidade e assertividade, permitindo que a diretoria não perca tempo, evitando, assim, o desperdício de recursos e otimizando a produção”, esclarece.

PUBLICIDADE

“Com a FiscoExpert adquirimos o comprometimento, o conhecimento e a expertise de um time composto por advogados, contadores, administradores e economistas que não medem esforços para nos ajudar a passar para as futuras gerações as diretrizes do nosso negócio”, afirma Oscar Monteiro, um dos sócios da empresa.

Planejar a sucessão do comando de uma empresa familiar é vital para a perpetuidade do negócio. É preciso, segundo Rodrigo Fonseca, observar a capacitação profissional de quem vai herdar o cargo de liderança. “Muitas vezes, o pai quer que o filho assuma determinada atribuição dentro da empresa, ignorando a falta de aptidão dele para gerir o negócio. Ou, em outros casos, o filho enxerga na empresa familiar um lugar onde ele pode ocupar uma ‘cadeira’, mesmo sem o conhecimento técnico necessário para a função.”

PUBLICIDADE

O suporte especializado é essencial na escolha do sucessor, para demostrar para a administração familiar que, nem sempre, o ente desejado está preparado para o cargo, possibilitando sua capacitação ou sua alocação em outra função compatível com suas características.

Decisões erradas na sucessão colocam em sério risco o negócio. Rodrigo lembra que as decisões que o gestor toma na direção da empresa têm reflexos em várias áreas do negócio, “como um jogo de xadrez. O movimento errado de uma peça compromete toda sua estratégia, podendo colocar em xeque o seu ‘rei’, ou melhor, seu empreendimento.”

A FiscoExpert Consultoria Empresarial

A FiscoExpert foi fundada em 2011 pelo advogado Rodrigo Fonseca, tendo como inspiração as big four, as quatro maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo (EY, PwC, Deloitte e KPMG), reconhecidas pela atuação multidisciplinar. Seguindo esta tendência, há quase uma década, a empresa presta suporte empresarial full service, atuando em todo o Brasil, com destaque nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Sua carteira de clientes conta com empresas de todos os segmentos (indústria, comércio, serviços e terceiro setor), de diversas atividades e portes, desde as microempresas até empreendimentos com faturamento acima de R$ 500 milhões.

PUBLICIDADE

“Atuando como advogado, percebi que é impossível solucionar definitivamente os problemas de nossos clientes, analisando-os apenas sob o enfoque jurídico. Por isso, a FiscoExpert calcou sua história de sucesso no trabalho em equipe, na cooperação entre profissionais de diversas áreas, para, juntos, desenvolvermos soluções viáveis e eficazes para os negócios de nossos clientes”, explica Rodrigo Fonseca. “É exatamente na solução dos problemas de planejamento, capacitação e gestão que atuamos, agregando as melhores práticas existentes no mercado, através de uma equipe multidisciplinar.”

Veja abaixo cinco dicas de como gerir com sucesso uma empresa familiar

Unidade Juiz de Fora
Endereço: Avenida Brasil, 2,002, 2º Andar – Centro
Telefone: (32) 3321-0461

PUBLICIDADE

Site: fiscoexpert.com.br

Facebook: /fiscoexpert

Instagram: fiscoexpert

Sair da versão mobile