Metragens mais enxutas estimulam arquitetos e designers de interiores a elaborarem projetos que prezam pelo melhor aproveitamento do espaço. O desafio é grande, mas não impede a criação de ambientes que, embora já tenham uma função pré-definida, possam agregar muitas outras atividades. Bons exemplos disso são o closet e a adega, que aparecem pela primeira vez na mostra do Casa Design e apresentam inovações e atribuições dentro de casa.
Tudo planejado
Quem gosta de organização e praticidade, principalmente nas áreas mais íntimas, não abre mão de um closet. No projeto criado pela designer de interiores Janércia Alves, a proposta atende o estilo de vida de um casal, permitindo a individualidade de cada um. Para compor o closet, a opção foi o mobiliário planejado, em MDF, com portas de correr em vidro incolor e perfil de alumínio escovado. Aproveitando os cantos em “L”, a designer criou espaços generosos para calças, bermudas, camisas e vestidos longos. As prateleiras, em vidro, servem para organizar calçados e bolsas, e as gavetas, para peças íntimas. Há, ainda, uma área para acessórios e joias e um maleiro na parte inferior do móvel.
Para facilitar a visualização das peças, a parte interna dos armários recebeu fitas de LED. “O diferencial desta iluminação é mais do que o estético. Tanto nos cabideiros quanto nas prateleiras, ela permite o uso individualizado durante o manuseio. Esse recurso facilita a organização e a utilização do espaço”, comenta Janércia, acrescentando que o LED ainda favorece a economia energética e longevidade no uso.
Entre os demais elementos que compõem o closet, está o lustre Ninho, produzido artesanalmente em aço inox e cristais de murano nas extremidades. Seu tom acobreado contrasta com as cores escuras do amadeirado presente no acabamento do armário. “O uso do espelho em toda a parede busca maximizar a sensação espacial e contribuir nas escolhas para a composição diária. O conforto do tapete e a cadeira de apoio ao calçar contribuem para o equilíbrio do conjunto”, afirma.
Cave em casa
O sonho de consumo de qualquer amante de vinhos é ter em casa uma adega particular. Pois saiba que o menor dos espaços pode dar vida a este ambiente, pelo menos, na visão da arquiteta Maikyanne Sudré, responsável pela adega da mostra. Concebida em uma área de 4,81 metros quadrados, em formato de “L”, a adega integra uma estante com capacidade de armazenar aproximadamente 270 garrafas e um lounge, onde o anfitrião pode receber seus convidados para uma degustação.
Maikyanne observa que o controle da temperatura do espaço pode ser feito por meio de um aparelho de ar-condicionado. “A inspiração veio das adegas antigas, conjugando sofisticação e conforto por meio de materiais modernos e tons escuros. O desafio foi chegar a um resultado contemporâneo, sem abrir mão dos elementos rústicos e típicos de uma adega”, explica.
O local reservado à adega, na Mostra Casa Design, segundo a arquiteta, foi ideal para criar o clima de cave, proporcionado pela iluminação: pontual e com focos específicos. A paleta de cores aplicada reserva tons de carvão e ferro, que também aparecem nos adornos e nos móveis. “O aço oxy corten, peças em ferro oxidado e a madeira ripada foram empregados para dar uma pegada mais moderna e rústica. O ambiente ganhou quadros de espelhos, uma poltrona Lapa da Design, cadeira em couro, banquetas Jader Almeida para apoio da bancada de degustação e uma obra da artista plástica Ângela Falcometa”, finaliza.
Mostra Casa Design 2017
De quarta a domingo, das 14h às 22h, até 5 de novembro, na Rua Almirante Barroso 55, Praça Presidente Kennedy, Paineiras