Ícone do site Tribuna de Minas

Casa de Campo: Pausa para o relax

PUBLICIDADE

Uma casa de campo ou na serra para curtir o fim de semana pode ser de vários tipos: chalé, cabana, uma casa compacta ou mesmo minimalista. Entretanto, quem dá o tom nesse ambiente de pausa e respiro do dia a dia é o aconchego e a tranquilidade.

Nesse refúgio, o interessante é explorar a simplicidade sem ser simplório. A rusticidade é bem-vinda, porém sem deixar a elegância de lado. Pedras naturais, ladrilhos, ferro, madeiras e tijolos são elementos que aparecem tanto nos revestimentos quanto no mobiliário e reforçam a sintonia com a natureza. Somam-se a isso cores claras e suaves, como branco, creme, cinza e carbono para proporcionar ambientes calmos e compor um cenário perfeito para deixar os objetos se destacarem. Além disso, toque de cores quentes aqui e ali vai ajudar na acolhida do lugar. O mesmo cuidado vale para o mobiliário. Tecidos naturais, couro, móveis em madeira de demolição completam a decoração. Procure peças práticas e confortáveis. A casa é campestre, mas com todo o conforto da morada urbana.

PUBLICIDADE

Se a ideia for reaproveitar o mobiliário existente, procure fazê-lo de modo que se harmonize com os demais materiais e com os espaços disponíveis, para não transformar o lugar num depósito de coisas que não se usam mais. Pátinas, uma nova pintura, mudança de verniz ou de cor ou mesmo novos revestimentos podem transformar os móveis antigos em peças charmosas e diferenciadas. Ademais, são esses detalhes que completam a decoração e trazem economia.

PUBLICIDADE

Ambientes integrados ajudam na hora de reunir a família e os amigos e transmitem amplitude para o lugar. Portas amplas, grandes planos de vidro garantem a integração do interior com o exterior e privilegiam o impacto do espaço aberto, iluminado e generoso, que se conecta com a paisagem ao redor.

A cozinha, a churrasqueira, o fogão a lenha, para quem curte, é o coração do lugar. Um piso de azulejos decorados, ladrilhos hidráulicos ou cimento queimado contribui muito para trazer praticidade e elegância ao local. Misturar texturas, revestimentos, peças garimpadas em antiquários vai personalizar o ambiente com charme. Uma grande mesa de madeira de demolição perto do fogão prolonga a conversa. Tire proveito na decoração com prateleiras expondo as louças e panelas de cobre e, nas paredes, uma caiação é mais que suficiente. Tudo fica à mostra, fácil e simples.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile