Ícone do site Tribuna de Minas

Senta que lá vem história

lounge e ottoman iconica criacao do casal de designers norte americanos charles 1907 1978 e ray 1912 1988 eames o casal acreditava que o design precisava estar ligado as nossas necessidades no caso da lounge e ottoman ela seria a solucao para quem busca um refugio especial para as tensoes da vida moderna lancada em 1956 o modelo e composto por uma cadeira giratoria fabricada em chapas curvas de madeira compensada com estofado em couro maleavel aluminio e borracha e tambem um apoio para os pes chamado otomano que contribui para o conforto a versao original dispoe de quatro opcoes de madeira e mais de dez cores de estofado sempre em couro e faz parte da colecao permanente do museu de arte moderna de nova york as responsaveis pela reproducao do modelo hoje sao as empresas herman miller e vitra

lounge-e-ottoman-iconica-criacao-do-casal-de-designers-norte-americanos-charles-1907-1978-e-ray-1912-1988-eames-o-casal-acreditava-que-o-design-precisava-estar-ligado-as-nossas-necessidades-no-caso-da-lounge-e-ottoman-ela-seria-a-solucao-para-quem-busca-um-refugio-especial-para-as-tensoes-da-vida-moderna-lancada-em-1956-o-modelo-e-composto-por-uma-cadeira-giratoria-fabricada-em-chapas-curvas-de-madeira-compensada-com-estofado-em-couro-maleavel-aluminio-e-borracha-e-tambem-um-apoio-para-os-pes-chamado-otomano-que-contribui-para-o-conforto-a-versao-original-dispoe-de-quatro-opcoes-de-madeira-e-mais-de-dez-cores-de-estofado-sempre-em-couro-e-faz-parte-da-colecao-permanente-do-museu-de-arte-moderna-de-nova-york-as-responsaveis-pela-reproducao-do-modelo-hoje-sao-as-empresas-herman-miller-e-vitra

PUBLICIDADE

Uma cadeira ou poltrona nem sempre está em um espaço apenas como lugar para sentar e jogar conversa fora. A principal motivação é agregar ao ambiente linhas e curvas que foram pensadas por arquitetos e designers para transformar este simples móvel em um objeto de desejo e conforto, deixando de lado a simples função de descanso e assumindo o status de ‘obra de arte’, que merece destaque e exposição. Existem modelos, inclusive, que atravessam gerações e tornam-se referência para projetos de interiores. Nesta edição, o Casa & Cia convida a conhecer a história por trás de cinco cadeiras e poltronas que você certamente já passou os olhos.

 

PUBLICIDADE

Lounge & Ottoman

Icônica criação do casal de designers norte-americanos Charles (1907-1978) e Ray (1912-1988) Eames. O casal acreditava que o design precisava estar ligado às nossas necessidades. No caso da Lounge & Ottoman, ela seria a solução para quem busca um refúgio especial para as tensões da vida moderna. Lançada em 1956, o modelo é composto por uma cadeira giratória, fabricada em chapas curvas de madeira compensada, com estofado em couro maleável, alumínio e borracha, e também um apoio para os pés chamado otomano, que contribui para o conforto. A versão original dispõe de quatro opções de madeira e mais de dez cores de estofado, sempre em couro, e faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York. As responsáveis pela reprodução do modelo, hoje, são as empresas Herman Miller e Vitra.

PUBLICIDADE

 

Fiberglass Side Chair

O casal Eames também foi responsável por assinar outro modelo de design peculiar e bastante reproduzido até os dias de hoje: a Fiberglass Side Chair. A cadeira surgiu em 1951, um ano depois da criação da Fiberglass Armchair, modelo semelhante, porém com braços, presente até hoje. A intenção dos Eames era oferecer uma resposta universal em forma de cadeira: algo simples e gracioso, capaz de se adequar a todo tipo de corpo e lugar. Assim como o modelo com braços, a Side também é feita em plástico reforçado com fibra de vidro e está disponível em oito cores. A base em quatro pés pode ser em arame, perna passador, empilhamento ou balancim. O modelo criado pelos Eames, atualmente, é sustentável, podendo ser reciclado por meio do programa de tecnologia reversa criado pela Herman Miller.

PUBLICIDADE

 

Barcelona

Mais antiga, porém não menos atual, a cadeira Barcelona, criada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van Der Rohe (1886-1969) em 1929, continua a arrancar suspiros. A cadeira fazia parte de um projeto completo de design de interiores do pavilhão da Alemanha na Exposição Mundial de Barcelona naquele ano. A cadeira ganhou fama após a visita oficial dos reis da Espanha ao evento, que se sentaram no modelo, conhecido mundialmente como

PUBLICIDADE

 

Egg

Quando o arquiteto e designer dinamarquês Arne Jacobsen (1902-1971) foi chamado para desenhar Royal Hotel, em Copenhagen, em 1958, ele não sabia que criaria modelos de poltronas que seriam lembrados e reproduzidos até hoje, mas certamente estava convicto de que iria colocar em prática sua teoria de integração do design com a arquitetura. A primeira delas é a Egg, uma escultura em forma de cadeira. A poltrona Egg ganhou este nome por seu corte volumétrico parecido com um ovo e trouxe uma nova técnica na utilização de espuma firme em forma de concha sob o estofamento, o que a torna única e um clássico na história do design. A Egg cria uma espécie de espaço privativo para quem senta, mesmo em espaços públicos. Ela é ideal para áreas de recepção e espera. No Brasil, a Atec é a empresa responsável por trazer o modelo e comercializá-lo no país.

 

PUBLICIDADE

Swan

As ideias curvilíneas de Arne Jacobsen também deram vida, em 1958, à poltrona Swan, que integrou o projeto de decoração do lobby do Hotel Royal. Com design de sucesso, a peça continua a ser produzida e comercializada. No Brasil, a responsável é a empresa Atec. Inspirada na graciosidade do cisne, a poltrona agrega curvas graciosas e sinuosas conferindo elegância e referência. A inovação trazida pela Swan está relacionada às formas orgânicas e harmoniosas dadas por Jacobsen. A poltrona acabou recebendo algumas modificações e novos revestimentos. Além do couro natural, pode ser encontrada em couro ecológico, camurça ou mesmo com estampas personalizadas. A base é em alumínio polido, em forma de estrela.

 

Sair da versão mobile