Mineiro que é mineiro não dispensa aquele cafezinho passado na hora com uma fatia de bolo recém-saído do forno, ainda mais depois de um dia cheio de trabalho e compromissos. O hábito de tomar café à tarde é uma maneira de confraternizar com amigos e familiares. O momento também inspira a criatividade e a vontade de investir em louças diferenciadas que transmitam bem-estar e aconchego. Se quer acrescentar elementos à mesa, confira referências para fazer do seu lanche da tarde um verdadeiro evento. “Ao montar uma mesa de café da tarde ou da manhã, colocamos não só louças, talheres e objetos decorativos. Colocamos o nosso carinho e atenção, além do desejo de que os nossos convidados se sintam bem e acolhidos”, destaca a empresária Ingrid Og, que atua no ramo de decoração de interiores.
A ideia inicial sugerida por ela é criar uma mesa contemporânea, com peças que muitos podem ter em casa. “A regra hoje é usar tudo o que a pessoa já tiver em casa e misturar formatos e cores. O prático e o básico sempre dão certo. Como muita gente tem conjuntos em tons neutros e uniformes, como o branco, por exemplo, o charme fica por conta dos guardanapos, que podem apresentar texturas e estampas diferentes”, observa Ingrid. Para ilustrar a proposta, ela lançou mão de um jogo de louças na cor turquesa combinado ao sousplat branco e jogo americano em igual tom. Seguindo a paleta azul, a empresária usou taças de água ou suco. No cardápio, a sugestão são sanduíches, docinhos, balas de coco e bolo de coco confeitado.
Café de fazenda
A simplicidade também põe mesa. Aproveitando a volta das peças esmaltadas, Ingrid Og sugere uma mesa regada de nostalgia e lembranças da casa de nossas avós, com pegada rústica. Ela trabalhou xícaras e bules esmaltados nas cores verde, branca e vermelha, contrastando com peças em ferro, madeira e tecidos xadrez e com textura artesanal. Fazendo releituras de peças antigas, a empresária combinou jarras e bonbonnières em vidro em estilo bico de jaca. Para acompanhar as peças, sirva aquele café passado em coador de pano, sucos naturais, bolo de laranja e broa de milho, queijo de minas, pão de queijo e doces bem mineiros, como goiabada, os de abóbora e figo.
Chá das cinco
Enquanto os mineiros não abrem mão do cafezinho, na Inglaterra o hábito é o chá e com hora marcada, o famoso “chá das cinco”. A tradição por lá começou no ano de 1662, após o casamento de Catarina de Bragança, filha de D. João IV, com o rei inglês Charles II. Foi Catarina quem levou o costume para o país, uma vez que já era praticado por ela em terras portuguesas. Contudo, a fama e a notoriedade do chá das cinco são obras da duquesa de Bedford, Anna Maria Russell, que se sentia faminta entre o almoço e o jantar. A solução encontrada por ela era fazer um pequeno lanche composto por uma xícara de chá com leite e açúcar e algum salgado. Com o tempo, a realeza e a burguesia passaram a imitar o ritual da duquesa em suas casas, aproveitando a ocasião para exibirem as mais caras e belas porcelanas e pratarias. O hábito de tomar chá persiste na Europa, e alguns brasileiros também optam por trocar o café pela infusão de ervas.
Os tipos variam muito e vão desde as mais conhecidas, como hortelã, camomila e mate, a misturas de ervas que levam até chocolate. “O chá inglês, ou o chá preto, em sua essência, é diferente do estilo que o brasileiro está acostumado. Ele é mais forte e encorpado e com componentes que ativam o organismo. Como a temperatura por lá é bem mais baixa, eles ajudam a aquecer. Em alguns locais da Europa, esse chá substitui o café”, explica Ingrid. Se a proposta é servir um chá das cinco na sua casa, ela sugere uma mesa romântica, com peças douradas e em cristal para dar requinte. O conjunto de louças escolhido abriga as cores branca e dourada, que também aparece nos talheres, utensílios e no sousplat. Os guardanapos trazem textura floral e tons de rosa, que completa o romantismo trazido pelo crochê feito à mão, presente no jogo americano que abriga as xícaras e os pratos. Para servir aos convidados, além dos chás, bolo naked e biscoitos amanteigados adoçam a tarde de conversa.