Ícone do site Tribuna de Minas

MORAR BEM | Novos ventos

PUBLICIDADE

Inspiração, conhecimento, além de trazer as melhores seleções de produtos para você sonhar, se inspirar e viver melhor no seu morar. Este é o propósito da ExpoRevestir, principal feira de revestimentos, louças e metais da América Latina, realizada em São Paulo, que na edição desse ano mira em conceitos essenciais, o valor do passado, a importância de aproveitar o presente e o olhar para o futuro com novas tendências e novidades. Em 40 mil m², distribuídos em sete pavilhões, são apresentados os principais lançamentos para soluções nos projetos de arquitetura e design de interiores.

Foto: Alethéia Westermann

A arquitetura olha para o futuro. Esse olhar não engloba somente a tecnologia dos objetos e dos materiais, mas, está atento também para todos os princípios que fazem necessários ao tempo em que vivemos. Dentro disso, abraçam causas como o meio ambiente, a sustentabilidade, reciclagem, além de ecologia e globalização
Além disso, personalizar os espaços está entre as tendências que crescem a cada ano. E, por consequência, os lançamentos estão cada vez mais plurais para tentar atender os gostos mais variados. Sendo assim, passeiam por cores, por efeitos industriais, nuances desgastadas e muita criatividade.

PUBLICIDADE

A versatilidade de superfícies que permitem a reprodução de estampas, inclusive remetendo a ação do tempo sobre matérias-primas naturais, o industrial desgastado, efeitos de diferentes texturas de pedras ornamentais e os que propõem a tridimensionalidade e se destacaram. Além disso, peças em grandes formatos estarão cada vez mais presentes, possibilitando texturas que ora aparentam tecidos, ora painéis de arte, ora grandes muros de pedra, porém com maior facilidade de limpeza e leveza no visual, menor probabilidade de manutenção, menor necessidade de rejunte e amplitude do espaço.

PUBLICIDADE

Buscando soluções que tornem as construções mais eficientes e sustentáveis, as alternativas apontam para os porcelanatos para fachadas ventiladas para a melhoria do conforto térmico. Misturados, chuveiros e bacias sanitárias com monitoramento de consumo, vazamentos e fluxo sem desperdício.O momento econômico difícil não restringe a criatividade, mas obriga a pensar e reinventar tecnologias que irão otimizar a construção e nas tendências que envolvem atualmente o mundo da arquitetura. Valorizar a simplicidade e a praticidade, mas sem abrir mão da sofisticação por meio do design, continua sendo as apostas dos expositores.

Foto: Alethéia Westermann
Sair da versão mobile