Ícone do site Tribuna de Minas

Almoço de Páscoa

PUBLICIDADE

A Páscoa, para os cristãos, é uma data repleta de significados. O domingo, em especial, celebra a ressurreição de Jesus Cristo e o primeiro aparecimento do filho de Deus aos seus discípulos. É neste dia que as famílias se reúnem em torno da mesa para degustar o cardápio típico da data, com bacalhau e os ovos de chocolate como sobremesa. As receitas são mais elaboradas, o que pede uma mesa bem-posta e cheia de charme. “Páscoa é família, é fazer a refeição com os pais, os avós e as crianças. Montar e decorar a mesa dentro desta temática é um gesto de carinho”, destaca a cerimonialista Juliana Freire. A profissional compartilhou três ideias de mesas que podem ser facilmente reproduzidas com louças, talheres e taças que a pessoa já possui em casa. “Os simples detalhes é que vão fazer a diferença, como os doces que servem também de enfeites. São chocolates e pães de mel decorados com coelhos e cores que remetem à cenoura, alimento preferido do bichinho. Se eles por si só encantam os adultos, imaginem as crianças?”, comenta.

Em família

PUBLICIDADE

Para quem vai receber a família em casa, a cerimonialista Juliana Freire sugere uma montagem clássica, mas com jogo de cores. “Aqui o detalhe dos pratos em azul, verde e dourado foi o ponto de partida para a decoração. Optei por utilizar um sousplat de miçangas azuis e taças de cristal com base na mesma cor. Os talheres também apresentam pontos dourados, conversando com o fio em igual tom nos pratos”, explica. Os arranjos de mesa englobam folhagens e uvas, que ficam na base da torre de doces. Dando o charme da Páscoa, Juliana dispôs os chocolates decorados de coelhos com bastante cor e vitalidade. Outro toque temático fica com os guardanapos, dobrados em formato de orelhinhas.

PUBLICIDADE
Azul, verde e dourado para receber a família em casa (Foto: Leonardo Costa)

Ao ar livre

Juliana Freire indica uma mesa repleta de fibras naturais, desde o sousplat em palha até a base dos talheres em bambu. Os pratos, segundo a cerimonialista, podem ser brancos e com algum detalhe que combine com a mesa. Nesta inspiração, ela fez uso de uma louça com pintura de árvores tropicais, conversando com os tons de verde escolhidos para a mesa, que aparecem nas taças e no arranjo central, ornamentado com flores e pirulitos de chocolate com confeitos de coelhos e ovos.

PUBLICIDADE
Rusticidade dita o clima do almoço em ambiente aberto (Foto: Leonardo Costa)

 A dois

Nem sempre podemos estar com a nossa família em datas como a Páscoa, mas nada impede de o almoço ser degustado a dois. Para quem vai fazer da data um encontro romântico e íntimo, Juliana apostou em uma mesa em tons de rosa, desde a pintura da louça até o sousplat. Nos guardanapos, a cerimonialista usou tecido rosa como prendedor, com direito a delicadas orelhas de coelho. As taças utilizadas possuem texturas diferentes, que tornam a montagem uma mistura bem contemporânea. Além dos doces e ovinhos decorados seguindo a mesma paleta de cor, Juliana sugere a utilização de adornos sacros, como a imagem do Divino Espírito Santo.

PUBLICIDADE
Romantismo em tons de rosa (Foto: Leonardo Costa)

 

Sair da versão mobile