Ícone do site Tribuna de Minas

Como montar um jardim ideal para sua casa

jardins 9
jardins
Bougainville é opção em espaços abertos (Foto: Studio ArteMídia)
PUBLICIDADE

Se as áreas verdes são fundamentais para o o planeta, que tal ter em casa um cantinho dedicado aos mais diversos tipos de plantas? A boa notícia é que não é preciso de muito espaço. Basta uma parede, ou até mesmo um pequeno vaso de vidro, para que o ambiente fique mais verde e vivo.

O interesse pelos jardins no Brasil, segundo o paisagista Raymundo Soares de Paula , deve-se a Roberto Burle Marx, considerado um gênio dentro da área, por focar seu trabalho em plantas tropicais. “A partir dessa influência, os paisagistas de todo o país estão sempre a homenageá-lo com jardins genuinamente tropicais, o que também leva as pessoas a preferirem esse estilo”, ressalta.

PUBLICIDADE

E é por conta dessa referência que os brasileiros preferem helicôneas, jibóias, agaves, bromélias, além de palmeiras e as árvores monumentais, entre pau-ferro, pau-mulato, fedegoso, quaresmeiras e sibipirunas. “Plantas para um jardim são muito variadas e numerosas. A natureza brasileira é muito exuberante e resiste bravamente às intempéries, principalmente ao ser humano”, comenta.

PUBLICIDADE

Frutas e hortaliças

Iluminação valoriza paisagismo (Foto: Studio ArteMídia)

Além do tropical, há quem goste de misturar espécies e estilos. Segundo o empresário André Cenak, da franquia Dr.Jardim, muitos têm optado por árvores frutíferas, hortaliças e até temperos. “Vejo isso com bons olhos, pois o jardim é um espaço livre, democrático, que tem como principal objetivo trazer a natureza para perto das pessoas. Isso inclui os pássaros que se alimentam das frutas e também os insetos que polinizam as plantas. Um jardim bem equilibrado é um microecossistema.”

Mesmo com toda essa diversidade à disposição, os espaços dedicados aos jardins não precisam, necessariamente, ser grandes. Com o surgimento dos terrários, é possível ter um jardim dentro de uma cuba de vidro de 30cm. “Outra alternativa é aproveitar uma claraboia sem função decorativa e criar um maravilhoso jardim vertical. Vasos complementando o ambiente também o torna mais aconchegante”, explica o arquiteto Guilherme Eustáquio.
Para montar um jardim em casa, é importante gostar da natureza e das plantas. “Perceber a relevância delas em nossa vida, inclusive como elemento de contemplação, paz e bem-estar. O que torna cada jardim bonito é o brilho e a aparência sadia de cada elemento. Isso nos leva, na maioria das vezes, à escolha de espaços bem ventilados e bem iluminados”, destaca Guilherme.

PUBLICIDADE

Mais frescor, por favor

Optar por instalar os jardins em áreas ventiladas ajuda a trazer mais frescor para a residência. André Cenak recomenda o uso de plantas que diminuam a incidência do sol na estrutura da casa. “Podem ser trepadeiras, vasos, jardins verticais ou telhados verdes. Os jardins verticais são um show à parte, refrescam o ambiente e trazem a natureza para dentro de casa. Com sistema de irrigação automático, a manutenção desse tipo de jardim fica mais simples”, observa.

Vasos e jardim vertical trazem vida e frescor também a ambientes fechados (Foto: Studio ArteMídia)

André ressalta que as áreas verdes cabem em todos os bolsos. “Plantas ornamentais variam bastante de preço em função de tamanho, idade, formato e beleza. Os jardins podem variar de R$ 50 a R$ 1.000 por metro quadrado”, ressalta.

PUBLICIDADE

Ele diz ainda que, em determinados ambientes, não é preciso acrescentar muitas espécies. “A simples sombra de uma Bougainvillea (trepadeira) num gramado instalado sobre uma laje, como em um telhado verde, ao lado de uma piscina, traz beleza, bem-estar e o frescor desejado”, sugere.

Sair da versão mobile