Ícone do site Tribuna de Minas

Como tornar apartamentos compactos mais aconchegantes

CAPA10
sala2
Optar por móveis personalizados é uma boa alternativa para o melhor uso dos ambientes (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

A mudança no comportamento dos consumidores trouxe ao setor da construção civil a demanda por imóveis compactos. As famílias reduziram de tamanho, os filhos saem de casa cada vez mais cedo, e as pessoas passam mais tempo fora, trabalhando ou estudando. Desta forma, os apartamentos menores passaram a ser uma alternativa funcional, prática e econômica, em termos de manutenção e conservação. O mais importante é que assegurar todas estas vantagens não implica em abrir mão do conforto, bom gosto e aconchego que toda casa merece.

Mobília, iluminação, decoração e até mesmo as cores podem ser utilizadas para tornar um ambiente menor mais organizado, bonito e sofisticado. “Também é necessário que seja usual para o dia a dia dos moradores. Se o proprietário precisa guardar papéis, por exemplo, é preciso pensar em móveis que tenham mais gavetas”, explica a arquiteta e mestre em gestão de ambiente construído, Juliana Lodi. “Já os amantes dos livros podem recorrer às prateleiras.”

PUBLICIDADE

Na avaliação da especialista, optar por móveis personalizados é uma boa alternativa para o melhor uso dos ambientes. “A marcenaria quando pensada para o cliente permite aproveitar bem os espaços e atender as necessidades específicas do morador”, avalia. “Vale a pena se organizar financeiramente para mobiliar a casa desta maneira. É um bom investimento.”

PUBLICIDADE

Dicas para sala

Quadros, vasos e outros objetos de decoração não devem ser muito grandes

Na hora de compor a sala do apartamento, as mesas de centro que permitem acoplar um pufe na parte inferior podem ser uma boa solução. “No dia a dia, ele está ali guardado e não atrapalha a locomoção pela casa. Na hora de receber visitas, é mais um assento”, destaca a arquiteta. As mesas e bancadas retráteis também são boas aliadas quando a proposta é economizar espaço.

Outra orientação é dar preferência aos objetos que sejam compactos. Isto vale tanto para móveis quanto para peças decorativas. “O sofá ideal é aquele que tenha um tamanho de acordo com a sala. Não escolha um que irá ocupar muito espaço, pois não será funcional e dará a impressão de que o cômodo é bem menor.”

PUBLICIDADE

Juliana esclarece que a mesma regra é válida para a decoração. “Quadros, vasos e outros objetos não devem ser muito grandes, pois também darão a sensação de redução do ambiente.”

Pensando nos quartos

Beliche com gavetas é uma opção para melhor aproveitamento do quarto

A regra principal para os quartos é deixá-los aconchegantes e confortáveis. “No caso das crianças, é preciso pensar em quais atividades elas irão desenvolver ali: dormir, estudar e brincar. Neste sentido, podemos usar beliches e bicamas para melhor organização. Uma boa dica é priorizar aquelas que possuem gavetas na base, pois é um compartimento que pode ser usado para guardar calçados, por exemplo.”

PUBLICIDADE

Com relação aos estudos, a especialista orienta a escolha de uma mesa confortável e com tamanho adequado para o ambiente. Para deixar o lugar com a cara da criança e pronto para brincadeiras, uma alternativa é recorrer às prateleiras onde alguns brinquedos podem ficar expostos.

Já no quarto dos adultos, a cama baú é um elemento chave. “É uma forma de ganhar mais espaço. O baú permite guardar roupas de cama e cobertas mais volumosas.”

Banheiro clean

O ideal para os banheiros de apartamentos compactos é não pesar a decoração. “Optar pelas cores mais claras ajuda nesta sensação”, afirma Juliana. “É importante não usar muitos objetos neste ambiente, apenas o que é necessário.”

PUBLICIDADE

Regra dos espelhos

O uso de espelho contribui para a sensação de amplitude dos ambientes compactos

A especialista alerta que o uso de espelhos nos apartamentos compactos contribui para a sensação de amplitude. Com bom gosto, eles podem ser utilizados tanto na sala, quanto nos quartos. Já nos banheiros, os espelhos com iluminação difusa ajudam a tornar o ambiente mais sofisticado.

LEIA MAIS:

Visite o decorado

A Inter Construtora entende que quem compra um imóvel quer mais do que uma edificação, deseja ter um lar. Por isso, trabalha na construção de moradias de qualidade com baixo custo, de forma a garantir que todos os públicos tenham o direito de realizar o sonho da casa própria.

PUBLICIDADE

A empresa acredita que os consumidores também priorizam ambientes confortáveis e acolhedores. Para apresentar estas possibilidades na prática, ela convida o público a conhecer os apartamentos decorados. Eles estão disponíveis para visitas nos seguintes endereços:

Em breve será lançado, também, o apartamento decorado no Santa Cruz Shopping (Rua Jarbas de Lery Santos, 1.655, Centro).

As visitas devem ser feitas em horário comercial nos stands do Centro e do Bairro Marilândia. Os demais seguem o funcionamento dos horários dos shoppings.

Site: www.interconstrutora.com
Instagram: @interconstrutora

Sair da versão mobile