Lombo na Cerveja Antuérpia Munich Dunkel

PUBLIEDITORIAL

A carne suína é uma influência dos portugueses e, quando não é a primeira escolha, passa a ser o segundo prato da ceia. Ela aparece com destaque no Natal, mas no Ano Novo o consumo sobe.

Por Claudia Figueiredo

30/12/2017 às 07h00

A tradição é tanta que, quando se pensa em ceia de Natal e Ano Novo, a primeira coisa que vem à cabeça são aqueles pratos cujas receitas são passadas de geração em geração. E não adianta ideias muito inovadoras. Afinal, as pessoas desejam ter à mesa, nessa época, aquilo que habitualmente comem só no fim de ano ou que se convencionou fazer só nas festas.

Se alguns ingredientes não podem faltar e os sabores têm de ser característicos, como servir o tradicional e, ao mesmo tempo, dar um toque de requinte e inovação para que a ceia deste ano tenha algo a mais que a do ano passado? É um desafio e tanto! Por isso, o Pé na Estrada Antuérpia convidou a Chef Juliana Araújo, formada pela tradicional escola de gastronomia Le Cordon Bleu, para preparar pratos tradicionais desta época do ano e inspirar as suas festas. Portanto, o mês de dezembro foi todo especial. E, para encerrar esta série, a vez é da carne de porco. Confira a receita logo abaixo. 

Chef Juliana Araújo prepara a ceia

Um beijo e um brinde ao novo ano!

Na Cozinha com Claudinha

Lombo na Cerveja Antuérpia Munich Dunkel

Foto: Wagner Emerich

Lombo

1 ½ kg de lombo de porco

600ml de Antuérpia Munich Dunkel

½ xícara (chá) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de açúcar mascavo

2 cebolas descascadas

Suco de 2 limões

1 colher (sobremesa) de pimenta do reino

2 colheres (sopa) de sal

2 ramos de alecrim

Recheio

1 cebola roxa

100g de bacon

150g de ameixas seca sem caroço

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Cuscuz marroquino

100g de cuscuz marroquino

70ml de água fervendo

100g de bacon picado

1 cebola picada

50g de ameixa picada

1 colher (sopa) de manteiga

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Salsinha picada a gosto

1 colher (chá) de cravo da índia em pó 

Foto: Claudia Figueiredo

Modo de preparo

Recheio

Pique todos os ingredientes, tempere com sal e pimenta e reserve.

Lombo

Abra o lombo em manta e reserve-o. Coloque no liquidificador a Cerveja Antuérpia Munich Dunkel, azeite, cebola, pimenta, açúcar mascavo, azeite, suco de 2 limões e o sal, bata até que esteja bem homogêneo. Despeje esse tempero sobre o lombo, coloque os ramos de alecrim e deixe marinar por pelo menos 6 horas.

Após o lombo marinar, retire-o do tempero e coloque o recheio, deixando 2 cm em cada ponta. Enrole-o como um rocambole e amarre-o com barbante.

Coloque o lombo em uma forma e despeje a marinada sobre ele. Cubra com papel alumínio e leve-o para assar em forno pré aquecido a 180 graus por 2 horas. Retire o papel alumínio e deixe-o no forno por mais 30 minutos ou até dourar.

Cuscuz marroquino:

Misture a água fervendo no cuscuz, abafe e deixe descansar por 10 minutos.

Frite o bacon e escorra toda a gordura que formar. Na mesma panela acrescente a cebola e doure-a. Adicione as ameixas picadas e a manteiga, e frite-as por 1 min. Tempere com sal e pimenta-do-reino, reserve. Junte o cuscuz ao refogado, acrescente o cravo em pó e a salsinha picada, misture bem. Sirva com o lombo ainda quente.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Desenvolvido por Grupo Emedia