Tópicos em alta: eleições 2018 / chuva / polícia

Monte um brunch para o primeiro dia do ano

Com elementos de café da manhã e almoço, refeição é prática e elegante para reunir amigos e família

Por Júlia Pessôa

29/12/2017 às 15h11 - Atualizada 29/12/2017 às 15h45

Brunch combina pães, frutas, saladinhas, geleias, pastas, bolinhos e bebidas quentes e frias (Foto: Olavo Prazeres)

2017 vai se despedindo, e a gente sabe que fim de ano é assim: um encontro aqui, uma confraternização ali… é sempre o momento de reunir pessoas queridas, não raramente em torno de uma mesa, de preferência com comes e bebes gostosos. A questão é que ninguém quer perder o bochicho de ficar papeando e se divertindo passando calor na cozinha – embora sempre haja bons samaritanos e samaritanas que encaram a função. Uma boa pedida para evitar que alguém perca qualquer minutinho da reunião é optar pelo brunch, termo do inglês que deriva das palavras “breakfast” (café da manhã) e “lunch” (almoço), e reúne elementos dos dois, além de poder ser realizada em um horário intermediário entre os dois e ir se estendendo (ideal para quando a gente se senta para comer e vai ficando de conversa por horas, beliscando uma coisinha aqui e acolá).

Segundo Fernanda Carvalho, responsável por eventos e coffee break da Maxi Pão, o brunch é muito versátil, adaptável e prático. “Não tem que se preocupar com muitos preparos, nem com horário, nem com a temperatura dos alimentos, e cada um vai se servindo como quer. É uma ótima pedida para este momento de festas, em que todo mundo quer aproveitar.” Ela explica que cada anfitrião ou anfitriã pode ir agregando elementos como quiser, mas alguns itens são curingas na montagem de uma mesa. “É legal investir em diferentes tipos de pão, alguns mais leves e outros mais elaborados, como os recheados. Torradinhas e pães podem ser servidos com pastinhas, queijos, frios e geleias. Saladas e frutas caem bem, porque trazem um frescor à refeição, e quiches são charmosas e leves. Dá para mesclar bebidas quentes e frias, como café e chás e sucos ou águas aromatizadas. Doces como bolinhos, biscoitinhos e nesta época, panetones, são uma escolha certeira. Bebida alcoólica também cabe, no calor do verão um vinho branco gelado ou espumante caem superbem.”

presuto pãesss madeline geleia
<
>
Fotos: Olavo Prazeres

Ela destaca que a mesa deve ser montada levando-se em conta os convidados, sem muitas regras ou formalidade. “Um brunch com crianças, por exemplo, pode ser adaptado para o paladar mais infantil, com salgadinhos, pães de queijo e brigadeiros, por exemplo.” A psicóloga Flávia Gouvêa é superadepta dos brunches para receber amigos e familiares. “É prático e sofisticado. Adoro comprar minipães e fazer sanduichinhos, ficam delicados e saborosos. Costumo fazer alguns com ciabatta em miniatura, pastinhas, folhas etc.”

A convite da Tribuna, Fernanda montou uma mesa de brunch básica e, de lambuja, deu uma receitinha de terrine, que tem tudo a ver com a pegada leve e descolada da refeição que une o almoço e o café num meio-termo delicioso.

 

Terrine de frutas vermelhas e figo fresco

por Fernanda Carvalho

 

Ingredientes:

300 g de frutas  vermelhas ;

100 g de açúcar;

O conteúdo continua após o anúncio

12 g de gelatina sem sabor;

100 ml de água;

8 un de figo fresco;

suco de meio limão;

 

Mode de preparo:

Em uma panela adicione as frutas vermelhas lavadas e selecionadas, a água e o açúcar. Deixe ferver até que as frutas comecem a desmanchar, formando uma calda fina, e depois acrescente o suco do limão. Reserve a calda.

Em um pote, coloque a gelatina e dilua em água, levando ao microondas por 30 segundos ou até que dissolva por completo. Lembrando que e necessário mexer bem a gelatina para não formar grumos.

Misture a gelatina a sua calda e mexa bem.

Forre o recipiente desejado com plástico filme, corte o figo em fatias ou em cubos e acrescente no recipiente da forma desejada. Despeje a misture e reserve na geladeira por 4 horas ou até que fique bem firme. Retire sua terrine com cuidado e passe-a para outra vasilha onde pode ser fatiada e servida.

 

Tópicos:

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia