Tópicos em alta: polícia / chuva

Chef Johnathan Reis ensina receita para fazer com crianças de qualquer idade

Pequenos vão para a cozinha e aprendem a fazer bruschetta de pizza

Por Júlia Pessôa

06/10/2018 às 07h00

Crianças aprendem receita de bruschetta de pizza, entre outras delícias na escola Cozinha Kids (Foto: Olavo Prazeres)

A falação e os risos na cozinha denunciam: tem criança na área. Paramentados com dólmãs, aventais e chapéus de chef, eles escutam atentamente – mas sem perder a brincadeira – às orientações do professor Johnathan Reis, formado em gastronomia pelo CES e idealizador do Cozinha Kids. “A cozinha é para todo mundo, é um lugar onde as pessoas comem, bebem, um lugar de encontros. As crianças podem e devem fazer parte disso. É só terem as orientações e o acompanhamento correto”, diz ele. Com turmas a partir de 3 anos de idade até os 15, Johnathan diz que ao trabalhar com a meninada na cozinha não pode lhes tirar a autonomia. “O perigo é o que corta e o que queima. Por isso, com crianças menores, é preciso pegar junto nas facas, olhar todos os processos o tempo inteiro e atentar para o fogão e forno sempre. Os maiores já são mais independentes, mas é preciso estar sempre de olho. O importante é eles saberem onde está o perigo e que precisam estar sempre acompanhados por um adulto.”

Animada, a turma de pequenos chefs manuseia os utensílios sem pestanejar: raladores, facas, bandejas, tudo para o preparo de uma bruschetta de pizza, sugestão de entrada para um jantar que eles prepararam, seguida de quibe assado com cheddar e pudins de leite condensado. “Já fiz bruschetta lá em casa, e todo mundo adorou. No fim de semana, sou eu quem cozinho lá em casa, porque minha mãe só faz arroz”, diz Emanuelle Luiza, de 11 anos, entre risos da turma. Beatriz Orodeschi, de 10 anos, já carrega o título de Masterchef Júnior da escola, conquistado com um macarrão com carne e legumes. “Minha avó faz doces, minha família tem essa tradição, e eu sempre me interessei por cozinhar. Quando vi a escola, quis logo entrar e já aprendi várias coisas”, diz ela, que adora fazer bolos.

“A cozinha é para todo mundo, é um lugar onde as pessoas comem, bebem, um lugar de encontros. As crianças podem e devem fazer parte disso. É só terem as orientações e o acompanhamento correto”, afirma o chefe (Foto: Olavo Prazeres)

Apontado pelas colegas de avental como o mais aplicado, Daniel Lira, de 10 anos, também foi se aproximando da cozinha em casa. “Meu irmão gosta de cozinhar, e sempre fiquei curioso, querendo aprender. Gosto de trabalhar com carnes e quando o Johnathan me ensina, faço o corte perfeito.” Valentina Xavier, de 12 anos, mudou sua alimentação depois que começou as aulas, como muitos outros aprendizes das seis turmas do Cozinha Kids. “Eu não gostava de comer e nem de provar coisas novas, que eu não sabia como eram feitas. Depois que passei a estudar culinária, conhecer mais alimentos, o preparo e ir provando, passei a me alimentar com muito mais variedade”, conta ela, especialista em macarrão à carbonara.

O conteúdo continua após o anúncio

Com 11 anos, Lara Mansur começou a cozinhar aos 7, já ensinada por Johnathan. “A ideia do Cozinha Kids na verdade foi minha, né Johnathan?”, diz ela, rindo, e sem falsa modéstia. “Comecei a ver Masterchef Kids e fui gostando muito. Minha mãe é amiga do Johnathan, ele começou a me dar aulas, fui chamando amigas, e acabou virando a escola”, diz ela, uma “risoteira” de mão cheia. “Gosto de fazer massas também, apesar de ser difícil fazer a massa em si”, acrescenta. Aliás, massas e risotos são sugestões de pratos principais para as bruschettas de pizza, que a galerinha preparou em dois tempos. Os ingredientes são simples, baratos, e crianças de qualquer idade podem fazê-las. ” É só supervisionar de acordo com a idade”, relembra Johnathan, dando outra dica. “O pão pode ser qualquer um: francês, baguete, italiano ou outro que não seja de fôrma. O ideal é colocar no congelador antes de cortar, facilita muito. Outra dica, para quem ficar receoso de usar fogão com os pequenos, é fazer na misteira, fechando delicadamente sem travar o fecho dela, e colocando o presunto por cima do queijo para não grudar”. Sobre ter crianças na cozinha, ele garante: “Cada receita é uma diversão!”

(Foto: Olavo Prazeres)

Bruschetta de pizza por Jonathan Reis (e chefs mirins)

Ingredientes
2 fatias de presunto royale ou cozido
2 fatias de pão da sua preferência
4 fatias de mozarela
4 colheres (sopa) de molho de tomate
1 dente de alho
Sal a gosto
Orégano a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparo

Parta o alho ao meio e esfregue no pão, na superfície que receberá o recheio. Coloque sobre a mesma camada: sal e um fio de azeite em zigue-zague, para preencher o pão. Leve ao forno quente (250ºC) até que crie uma crosta dourada. Retire do forno, coloque duas colheres de sopa de molho de tomate sobre cada fatia de pão, o queijo mozarela, o presunto, e salpique orégano. Volte para o forno (250ºC) até o queijo derreter e sirva em seguida.

Tópicos: gastronomia

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia