Festival de saladas na zona rural de Juiz de Fora

Festival Riquezas do Verão valoriza produtos leves e regionais do Polo Ecológico e Gastronômico do Rio do Peixe

Por gastrô+

06/01/2018 às 07h00

gregomineira salada-margherita salada-ótima pasteis
<
>
... além de pastéis de tilápia de entradinha ( Fotos: divulgação)

Cada vez mais, a gastronomia tem se voltado para o que vem sendo chamado por um nome tão simples quanto preciso: comida de verdade. Nesta onda, são valorizados insumos orgânicos, temperos naturais e produtores locais. Seguindo esta pegada e trazendo cardápios que condizem com a leveza que se espera de uma comidinha de verão, o Polo Ecológico e Gastronômico do Rio do Peixe (que engloba Monte Verde em Torreões (em JF), a cidade de Belmiro Braga e arredores) realiza, durante toda a estação, o Festival Riquezas do Verão, em que as saladas serão as estrelas dos cardápios, aliadas a sucos, chás gelados, cervejas especiais e outros clássicos dos tempos de calor. Todas elas priorizam ingredientes produzidos por hortifrutigranjeiros da região, cultivados sem agrotóxicos.

Fogão da Serra traz salada Crocante, com tirinhas grelhadas de mignon
Prato do Fogão de Lenha serve dois e tem elementos tradicionais alface, tomate, cebola roxa, azeitona preta, ervilha e mozarela

No Bistrô Colher de Chá, na Fazenda Confraria Parque Ecológico e Criativo, em Monte Verde, três saladinhas integram o menu: a Greco-mineira leva azeitona preta, tomate-cereja, queijo de minas padrão, salsa e picles de pepino. Já a Ótima tem um quê de tropical, com manga, palmito, queijo prato, alface americana e molho artesanal da casa. Clássica, a Marguerita é feita com tomate-cereja, mozarela, manjericão, pesto de manjericão e alface americana. A casa ainda tem, como sugestão de entrada, os pastéis de tilápia com aquarela de pimentas, levíssimos e cheios de sabor. As saladas são a atração principal do evento, mas os restaurantes oferecerão outras opções do cardápio, além de desenvolverem novas saladas ao longo do festival, para que o processo de experimentação gastronômica seja contínuo.

Seguindo o baile das saladinhas, o Fogão da Serra, na entrada da MG -353 que vai para Belmiro Braga, criou a elaborada Crocante, com tirinhas de filé mignon grelhadas, alface, rúcula e repolho picados, servidas com pepino japonês ao molho shoyo, tomate-cereja, passas, cebola e gergelim, acompanhada por molho picante. Especialmente para o evento, o Na Brasa, em Torreões, sugere a ousada Tropicana, que pode ter base de batata inglesa, batata-doce ou inhame e é acompanhada por brócolis, cebola, pimentão, tomate-cereja, queijo de minas, salsa, ovo, banana, morango e laranja. Acompanha molho picante.

 

Salada do Pesque e Pague Rio Claro leva folhas, queijo minas padrão, manga e molho da casa

O Pesque e Pague Rio Claro, na MG-353, entrada de Pires, apresenta a Sazonal, com alface crespa e roxa, rúcula, manjericão, tomate-cereja, queijo de minas padrão, alho-poró, pimenta-biquinho, ovo caipira, manga e molho da casa. Refrescante, a salada Tropicália, do Restaurante 7 Ervas, no km 7 da Estrada de Belmiro Braga, é preparada com brócolis, tomate-cereja, alface rasgada, rúcula, manga, frango desfiado, parmesão, milho-verde e salsa. É servida com molho de azeite, mostarda e manjericão. Numa linha mais tradicional, a salada Múltipla, do Fogão de Lenha, na MG -353, na altura de Torrões, leva alface, tomate, cebola roxa, azeitona preta, ervilha e mozarela, e serve duas pessoas.

Comer e pensar

Salada Tropicana, do Na Brasa, propõe mistura ousada de frutas e vegetais

Além da programação essencialmente gastronômica, também estão previstas rodas de conversa e pequenas palestras aos sábados, com foco em dicas para desenvolver bons hábitos alimentares com prazer. Atrações como parquinhos, balneários, trilhas, tirolesas, escaladas e a original bicicleta voadora, da Fazenda Confraria, estão à disposição dos visitantes. Alguns restaurantes permitem acesso à queridinha do verão: a piscina.

O festival tem apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedettur), da Prefeitura de Belmiro Braga e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Zona da Mata.

O conteúdo continua após o anúncio

Evento paralelo

Criação do 7 Ervas tem brócolis, tomate-cereja, alface, rúcula, manga, frango desfiado, parmesão, milho verde e salsa

Em uma iniciativa paralela ao Riquezas do Verão, a Fazenda Confraria (onde fica o Bistrô Colher de Chá) receberá no sábado, dia 20 de janeiro, o Mercado Todo Vapor, feira que surgiu em São João del Rei e reúne produtores e artesãos de Juiz de Fora e região, em arte, moda, artesanato e gastronomia. Também na vibe de verão, o evento será realizado ao ar livre, das 11h às 18h e, além dos expositores, que ainda não foram divulgados, haverá música ao vivo com Caetano Brasil & João Paulo Lanini. Para ficar de olho na programação, acesse facebook.com/mercadotodovapor.

Como chegar

Bistrô Colher de Chá
Fazenda Confraria Parque Ecológico. Rodovia MG-353, km 114, Monte Verde, Juiz de Fora
(21) 99314-6352

Pesque e Pague Rio Claro
Rodovia MG-353, km 122 (entrada de Pires), Monte Verde, Juiz de Fora
(32) 98407-8407/ (32) 98705-3455

Fogão de Lenha
Rodovia MG- 353 Km 116. Torreões, Juiz de Fora
(32) 99992-6577 ou 3211-6577

Restaurante Fogão da Serra
MG-353, km 101 (Em frente à Fazenda São Mateus). Torreões, Juiz de Fora
(32) 99951-0686

Na Brasa
Rua Nossa Senhora da Penha 45. Torreões, Juiz de Fora
(32) 99184-2775

Restaurante 7 Ervas
Estrada de Belmiro Braga, km 7, Belmiro Braga
(32) 99926-0170

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia