Os gatos trocam de pelo para ficarem mais confortáveis durante a mudança das estações. Durante o ano, há dois períodos em que a queda de pelos é mais intensa, mas, ainda assim, é saudável e não produz falhas na pelagem. Geralmente, acontecem na primavera e no outono e duram em torno de 30 dias. Isso porque a pelagem do animal está sendo preparada para o inverno e o verão.
No entanto, os tutores precisam ficar atentos à queda de pelo dos animais, a fim de identificar qualquer anormalidade. “A forma de identificar se a queda de pelos está anormal é pela presença de pelagem rala (hipotricose) ou sem pelos (alopecia)”, explica o Dr. Alexandre Pasternak, médico veterinário e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária.
Queda de pelos fora da normalidade
A queda de pelos em gatos, quando fora da normalidade, pode ser causada por variados motivos, como fatores ambientais, uso de xampus e até problemas de saúde. “Os motivos que desencadeiam essa anormalidade podem ser por doenças dermatológicas, estresse, doenças endocrinológicas, parasitismos (pulgas e carrapatos), além de deficiências nutricionais”, completa o veterinário.
Estresse pode ser motivo
Em alguns casos, quando um gato está estressado ou aborrecido, ele começa a se lamber mais do que o habitual para ajudar a regular seu estado emocional. Com isso, aumenta a quantidade de pelos soltos. Outros sinais que podem indicar que o pet está estressado são: perda de apetite, comportamentos destrutivos, agressividade ou miados excessivos.
Para evitar que uma crise ocorra, o tutor deve evitar alterar a rotina do animal, a alimentação (sem adaptação) e a ausência prolongada de um membro da família, bem como evitar que o pet tenha acesso à rua, onde pode se ferir e brigar com outros animais.
Como minimizar o problema
Existem algumas formas de reduzir a queda de pelos em gato. Por exemplo, é aconselhável oferecer uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para manter o animal saudável. Também é importante se lembrar de escovar regularmente o pet para remover os pelos soltos. Além disso, oferecer opções de brinquedos, como arranhadores, tende a ajudar a diminuir o estresse que pode levar ao aumento da queda de pelos. Ademais, é fundamental consultar o médico veterinário regularmente.