Ícone do site Tribuna de Minas

Visco lança single ‘Acorde’; confira esse e outros lançamentos da semana

Visco
Banda Visco lança o single “Acorde” nesta sexta, nas plataformas (Foto: Bernardo Traad)
PUBLICIDADE

Depois de seis anos sem lançar inéditas, a banda Visco, formada em 2009 pelos amigos Daniel Marques (voz), Jean Michel (guitarra), Roney Gonçalves (baixo) e Michel Pedretti (bateria), lança nesta sexta-feira (1) o single “Acorde”. Entre indie, alternativo, pop e até meio emo, a música inaugura o processo do novo EP, previsto para o próximo ano, que celebra 15 anos de trajetória. “Acorde” tem o duplo sentido de ser tanto o conjunto harmônico de três ou mais notas musicais quanto o imperativo que convida a despertar, como sugere a capa. “É, inclusive, uma alusão à própria banda, que ‘acorda’ depois de um tempo sem lançamentos”, brinca o guitarrista e também artista plástico Jean Michel.

PUBLICIDADE

A faixa foi gravada nos estúdios Sonidus e Full Time, em Juiz de Fora. “Tivemos a participação do Victor Castro no violão de nylon. Ele entra com um solo, meio espanhol, inesperado dentro da nossa sonoridade”, completa Jean. Composta ainda em 2018, quando o quarteto se reuniu para trabalhar em novas canções, “Acorde”, ainda sem letra, ficou adormecida por um tempo, já que o grupo precisou fazer um hiato a partir de 2019, e logo veio a pandemia. Retomando as atividades de composição e pré-produção no início deste ano, a banda buscou trazer um traço moderno à sonoridade da música, sem perder sua essência estética impressa nos trabalhos anteriores. A letra traz uma ideia de reencontro. Também permite a analogia de um recomeço da própria banda.

PUBLICIDADE

A produção é do compositor Rodrigo Coura, que reside em Curitiba (PR), e a canção foi gravada entre os meses de março e junho deste ano. A faixa ainda conta com participações de Vinícius Steinbach (teclado) . A banda lançou seu primeiro trabalho, “Visco Um”, em 2012, gravado com recursos da Lei Murilo Mendes. O segundo álbum veio em 2016, “Superficial”, gravado no Estúdio Gigante de Pedra, da cantora Elba Ramalho, no Rio de Janeiro.

Confira outros lançamentos

PUBLICIDADE

“Conversa de primeiro encontro”, Augusta Barna

Augusta Barba é nome da cantora e compositora de Belo Horizonte para se prestar bastante atenção. Depois de lançar seu segundo álbum, “Na miúda”, em agosto, ela acaba de lançar um single, enquanto excursiona pelo Brasil, “Conversa de primeiro encontro”, da mesma safra das canções do álbum. A canção mistura carimbó, afrobeat, soul music e MPB praiana. “Eu fiz essa música um dia antes de um ‘date’, refletindo sobre essa coisa de se apresentar novamente para uma outra pessoa sem saber quais frutos vão dar. Aí peguei o violão pra brincar sem pretensão e surgiu essa canção, que a princípio era mais tensa e dramática, mas, quando quando ganhou arranjo de metais na produção, ficou mais dançante e alegre”, comenta.

PUBLICIDADE

“Como uma onda (Zen surfismo)”, Fernanda Takai

Para homenagear os 80 anos de Nelson Motta, de quem é fã declarada, a cantora e compositora Fernanda Takai (Deck), da banda mineira Pato Fu, escolheu um dos maiores sucessos do ídolo para regravar, “Como uma onda (Zen surfismo)”, parceria dele com Lulu Santos. Ela já havia feito um registro dela somente com guitarra e voz para o encerramento do filme “Doidas e santas” (baseado no livro da Martha Medeiros), do diretor Paulo Thiago, em 2017. Agora, ela e John Ulhoa, guitarrista do Pato Fu, resolveram rearranjá-la. A capa e o clipe da canção apresenta conceitos e referências partindo de uma obra japonesa, “A grande onda de Kanagawa”, de Hokusai, que une mar e montanha. A capa, em linoleogravura (imagem em uma placa de linóleo transferida para uma base de madeira), representa as ondas do mar, as montanhas e o sol nascente, reunindo símbolos de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Japão.

PUBLICIDADE

“El nene Vol. 1”, La Cruz

La Cruz é um jovem venzuelano que é a nova força latina do reggaeton, além de representante da comunidade LGBTQIA+ que leva a temática e personagens para as faixas e clipes. No lead single de seu álbum de estreia, “El nene vol. 1”, com a mulher trans não-binária e porto-riquenha Villano Antillano, eles quebram tudo no clipe de “Privado”. No volume, dedicado aos fãs, o artista leva sua criança interior para passear. La Cruz foi revelado no programa espanhol de talentos musicais “Operación triunfo” e, mesmo sendo o primeiro eliminado, marcou o público. Hoje, vivendo em Madri, na Espanha, mostra, no volume, como influencia um mercado onde tudo é igual, fazendo algo diferente.

PUBLICIDADE

“Disease”, Lady Gaga

No final de setembro, Lady Gaga lançou o álbum “Harlequin”, inspirado em Harley Quinn, personagem do filme “Coringa: folia a dois” (“Joker: folie à deux”). Um mês depois, ela acaba de lançar o primeiro single, “Disease”, do seu próximo álbum, “LG7”, que sai em fevereiro de 2025, para alegria dos “little monsters”, como são conhecidos seus fãs, que são muitos, com seu retorno ao pop. Ganhadora de 13 prêmios Grammy, Lady Gaga serve uma dose potente de eletropop, extremamente sombrio. No clipe, em clima de Halloween, a Gaga que a fan base ama está de volta, servindo looks de dia das bruxas aterrorizantes. Mundialmente, Gaga cravou seu nome no 12º lugar da parada Top 50 Global — degrau que demarcou também seu maior debut solo na plataforma.

 

Sair da versão mobile