Uma das maiores obras literárias brasileiras, Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machados de Assis, viralizou nas redes sociais após uma influenciadora digital americana elogiar o livro em seu perfil no TikTok.
Courtney Henning Novak está lendo uma obra de cada país do mundo e ficou tão impressionada com a história brasileira que assumiu não querer terminar a leitura.
A repercussão foi tão grande que Memórias Póstumas de Brás Cubas entrou para a lista de mais vendidos da Amazon na categoria Literatura Caribenha e latino-americana.
O que alguns internautas que não conheciam o livro não sabem é que a trama foi adaptada para o cinema duas vezes. A primeira versão, de 1986, conta com Luiz Fernando Guimarães como personagem-narrador, mas não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
Já o segundo filme, de 2001, fez muito sucesso. Com Reginaldo Faria, Sonia Braga, Petrônio Gontijo e Marcos Caruso, a adaptação venceu cinco Kikitos de ouro no Festival de Cinema de Gramado nas categorias de Melhor Filme escolhido pelo Júri, Melhor Filme Escolhido pela Crítica, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante.
A obra, que mostra Brás Cubas narrando sua história após a morte, pode ser assistida no Prime Video.