Difícil encontrar quem não tenha brincado de ser radialista em algum momento da vida, ou ter sonhado em ter sua voz difundida através das ondas de rádio. Houve até um momento, a partir de meados da década de 1990, que ficou um pouco mais fácil ser radialista – mesmo que de forma amadora – com as rádios comunitárias, que mesmo assim tinham uma área de atuação muito restrita.
Mas não há como parar o avanço da tecnologia, ainda mais com a internet chegando para ficar. Primeiro foram as web rádios, em que só era preciso ter um microfone e os softwares necessários para colocar uma pequena “emissora” no ar, mas nem todo mundo tinha bala na agulha para se manter no ar por dez, 12 ou 24 horas por dia.
E é aí que entram os podcasts, verdadeiros “programas de rádio” que podem ser disponibilizados por meio da rede mundial de computadores. Precursores dos podcasts surgiram ainda na década de 1980 nos Estados Unidos, mas o termo “podcasting” surgiu apenas em 2004, na Inglaterra, e tanto o termo quanto o modelo de programa pegaram entre a rapaziada. Agora, não era mais preciso encontrar uma emissora de rádio di$posta a oferecer um e$paço na $ua programação: basta, novamente, ter um microfone, o software necessário e uma ideia na cabeça.
Quase duas décadas depois, há podcast para praticamente todos os assuntos possíveis e imagináveis: política, esportes em geral, ciência, filosofia, erotismo e, claro, a cultura em suas mais diversas expressões. E como este é um caderno de cultura, a Tribuna apresenta cinco sugestões de podcasts que falam de música, cinema, séries, histórias em quadrinhos, mostrando que tudo pode virar assunto e todo mundo pode realizar o seu sonho de ser radialista – e melhor, podendo chegar a um público muito maior que o daquela antiga rádio comunitária do seu bairro.
Podcrastinadores
Comandado por Gustavo Guimarães, Fernando Caruso, Helvécio Parente, Nadja Lírio e Tibério Velasquez, o Podcrastinadores é um podcast dedicado a séries de TV e cinema, sempre com muito humor, piadas engraçadas e outras que ficam engraçadas de tão infames. A temática dos episódios é bem variada: pode ser tanto sobre um dos mais recentes lançamentos do cinema, aquela série que acabou de encerrar sua temporada, ou dedicado a assuntos bem específicos, como séries que quebram a quarta parede, os filmes de Nicolas Cage, dicas de séries, filmes para assistir com os filhos, salvando filmes com finais ruins e crossovers que deveriam existir. São mais de 200 episódios de diversão garantida.
Álvaro & Barcisnki & Forasta & Paulão
Podcast lançado em maio de 2020, Álvaro & Barcisnki & Forasta & Paulão reúne alguns dos jornalistas que se tornaram conhecidos por muita gente entre o final dos anos 80 e início dos anos 90: Álvaro Pereira Jr., André Barcinski, André Forastieri e Paulo Cesar Martin. O assunto aqui é música nas mais diversas formas, seja conversando sobre as canções que tocariam no enterro de cada um, entrevistas desastrosas e até mesmo assuntos de fora da seara musical mas que possam render boas dicas musicais – ou de filmes e otras cositas más. O podcast, claro, também tem muita coisa boa, desde clássicos, novidades, raridades, e convidados como o cantor Supla e o “reverendo” Fabio Massari.
Confins do Universo
Histórias em quadrinhos são mais do que ler a mais recente edição dos X-Men, e é isso que mostra o Confins do Universo. O podcast do site Universo HQ é apresentado por Sidney Gusman, Samir Naliato, Marcelo Naranjo e Sergio Codespoti, que “decidiram reunir seus grandes poderes e responsabilidades para ajudar a nona arte”. E aí vale tudo em seus mais de 130 episódios, desde comentar os 80 anos do Capitão América, a trajetória do “Rei” Jack Kirby, a crise do mercado editorial, seriados de quadrinhos na TV e as adaptações de HQs para o cinema. Aqui tem informação, Rogerinho!
RapaduraCast
Um dos mais antigos podcasts em atividade no Brasil, o RapaduraCast está aí para jogo desde outubro de 2006 com programas dedicados a cinema, séries e streaming. Com apresentação de Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Katiucha Barcelos e Rogério Montanare, o podcast do site Cinema com Rapadura comenta não apenas os mais recentes lançamentos do cinema e séries que saíram do forno, mas também tem episódios dedicados a clássicos da sétima arte, fazem suas listas dos melhores de alguma coisa, lembram dos filmes que gostaram da primeira vez e agora não gostam mais… São mais de 650 episódios para quem é apaixonado por cultura pop.
Tenho Mais Discos Que Amigos
Um dos mais conhecidos sites brasileiros dedicados à música, o Tenho Mais Discos Que Amigos entrou na onda dos podcasts ainda em 2009, porém só é possível encontrar nas plataformas de streaming os programas gravados a partir de maio de 2020. Mas o que tem ali é ouro puro: notícias da semana; debates sobre como o pop alternativo virou mainstream e os melhores discos póstumos; programas dedicados a bandas e artistas como Pearl Jam e Caetano Veloso; e muitas entrevistas também, incluindo nomes como o rapper Thaíde e o titã Sérgio Britto.