Comunidade quer participar de discussões sobre o Hospital João Felício

Por Paulo Cesar Magella

A despeito de sua importância, a reunião entre os vereadores da Comissão Especial do Hospital Regional Dr. João Penido e o administrador do Hospital, Daniel Miotto, desagradou lideranças comunitárias. Não pelo tema, mas por não terem participado do evento. Em nota, encaminhada pelo conselheiro tutelar Laurindo Rodrigues, os participantes dizem que “causou estranheza em nós membros da comissão de moradores, que luta pela reabertura do atendimento de porta do Hospital João Penido, esta reunião dos vereadores com o diretor do Hospital, para a qual não fomos convidados e nem informados de tal reunião. Nós, enquanto comunidade, não abrimos mão de participar, e discutir as possibilidades que vêm sendo colocadas na mesa, e vamos trabalhar que seja definido a melhor forma de atender a população da Região Nordeste, que está a sete anos sem cobertura do atendimento de urgência e emergência”. No mesmo texto, destacam que “como a pandemia, agravou mais a situação, milhares de moradores têm que se deslocar em busca de atendimento em outras regiões, usando o transporte coletivo ficando ainda mais expostos a Covid-19.”

Câmara garante que todos os envolvidos são ouvidos pela Comissão Especial

Em nota, a Câmara destacou que tem ouvido a comunidade sistematicamente e que a situação do Hospital já foi até pauta de audiência pública: “Desde o início da atuação do Legislativo pela a abertura do Hospital Regional João Penido, a participação popular e a integração com associações de moradores e conselho locais de saúde estiveram presentes. Nesta abertura constante ao diálogo com a comunidade, foram realizadas pela Câmara uma audiência pública, diversas reuniões no próprio hospital e também na Casa Legislativa nos últimos anos. A Comissão Especial do Hospital João Penido retomou os trabalhos nesta nova Legislatura se reunindo com o diretor do hospital, Daniel Miotto, como forma de atualizar informações sobre o esforço pela reabertura do “atendimento de porta”. Entre os objetivos do encontro, se destacou uma pauta da possibilidade de criação de uma UPA, para atendimento de urgência e emergência, questão que já foi debatida e defendida em outras oportunidades em encontros abertos pela comunidade. Respeitando as medidas de distanciamento social, a comissão especial, que tem como tema a saúde, estuda formas de abrir o próximo encontro para a participação comunitária geral, utilizando a tecnologia para tal fim.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também