Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

4 destinos de viagem para quem ama arqueologia

Para quem é fã de conhecer sítios arqueológicos, selecionamos uma lista com alguns destinos de viagem para quem ama arqueologia. Confira quais são e anote dicas úteis!

Por Marketing e Negócios

31/05/2021 às 09h31 - Atualizada 31/05/2021 às 09h31

Dicas para quem busca destinos com arqueologia
Foto: Pixabay

Viajar é sempre uma experiência muito satisfatória e visitar lugares com atmosfera histórica parece que deixa tudo mais inesquecível. É por isso que os sítios arqueológicos espalhados pelo mundo atraem sempre tantos turistas todos os anos.

Eles podem conter apenas pequenos objetos ou abranger cidades inteiras, cheio de belezas históricas e muitos mistérios. São diversos destinos que contém esse tipo de atmosfera, inclusive no Brasil.

Um sítio arqueológico é um local onde se encontram evidências de presença humana dos períodos pré-históricos ou períodos passados. Por exemplo pinturas rupestres, obras arquitetônicas, artefatos ou túmulos encontrados ao redor do mundo que carregam um significado importantíssimo para uma determinada civilização ou para aquele período histórico.

É por essa importância histórica e beleza que os destinos que contém sítios arqueológicos atraem milhões de turistas. Separamos alguns destinos perfeitos para quem ama arqueologia. Veja!

Destinos com sítios arqueológicos que merecem uma visita

  1. Egito

É impossível falar de sítios arqueológicos e não mencionar este destino. As viagens para o Egito, geralmente, são realizadas por pessoas que têm a finalidade de conhecer os sítios arqueológicos e construções históricas, que são tão importantes para a história do mundo como um todo.

O principal destino são as Pirâmides de Gizé, as únicas construções intactas que pertencem às Sete Maravilhas do Mundo Antigo. No mesmo complexo se localiza a Esfinge, outra construção muito visitada e importante para a história egípcia.

Mas, espalhado por todo o Egito existem sítios arqueológicos, construções, templos e outros destinos que merecem a visita, como o Templo de Luxor, as tumbas dos faraós espalhadas por todo o país, os Templos de Karnak e Abu Simbel, entre muitos outros locais.

  1. Machu Picchu, Peru

Outro destino que deve ser mencionado quando o assunto é sítio arqueológico, pois talvez este seja o mais importante de todo o mundo, sendo um dos destinos turísticos mais famosos da América Latina.

Hoje, o sítio arqueológico localizado em Machu Picchu é Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, além de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Localizada no Alto da Cordilheira dos Andes, Machu Picchu tem sua construção datada no século XV sendo o símbolo do Império Inca.

Nos passeios guiados é possível conhecer as trilhas dos Incas pelas montanhas, além das construções arquitetônicas tão importantes e deslumbrantes.

O conteúdo continua após o anúncio
  1. Roma, Itália

 O Monte Palatino, em Roma, já foi habitado há cerca de 2 mil anos atrás, sendo o lar da realeza. Conta com um conjunto de sítios arqueológicos que reúnem ruínas dos palácios imperadores da realeza romana e o Fórum Romano, local eternizado pelo assassinato do imperador Júlio César.

Além do Monte, o Coliseu é um dos destinos mais visitados de Roma, com sua estrutura original ainda preservada em sua grande parte, repleto de entradas e corredores secretos. Era o local onde os gladiadores batalhavam.

Porém, por enquanto, a visita a locais europeus por turistas brasileiros deve ficar para planos futuros. Segundo o portal FDR, diversos países do continente só estão aceitando turistas vacinados com duas doses de determinadas vacinas contra a COVID-19.

  1. Brasil

Sim, nosso país tem diversos destinos com sítios arqueológicos, ótimos para quem quer viajar e conhecer lugares históricos, sem precisar investir muito ou tem pouco tempo disponível para a viagem.

Além de locais históricos, o Brasil chama atenção pelas paisagens naturais, com uma diversidade incrível de fauna e flora. Muitas vezes, os locais misturam pinturas rupestres e artefatos históricos com trilhas, cachoeiras e outras belezas naturais.

Dentre os destinos brasileiros para quem ama arqueologia, destaca-se o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, local que apresenta o maior número de sítios arqueológicos em todas as Américas, contando mais de sete mil sítios.

  1. Grécia

Dona de mais de cem sítios arqueológicos, a Grécia é reconhecida como sendo um verdadeiro museu a céu aberto. Suas ruínas contam a história de mais de cinco mil anos, com teatros, templos, entre muitos outros atrativos.

Entre as opções por lá, Olympia está entre as referências, já que foi o local de origem dos Jogos Olímpicos. Suas construções são magníficas e reúne, inclusive, o Templo de Zeus e o Estádio de Olímpia.

Além desse destino, Delfo abriga diversas construções e antiguidades gregas, como o sítio arqueológico de Delfos, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO.

Visitar o país é mergulhar na história e conhecer lugares fascinantes, além de descobrir muitos sítios arqueológicos, como o famoso de Epidauro.

Então, inspirado para conhecer um, ou mais, destinos mencionados acima?

Marketing e Negócios

Marketing e Negócios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia