Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Gestão Financeira: as principais ferramentas para adotar no dia a dia da sua empresa

Confira algumas ferramentas que permitem ao gestor organizar as informações e movimentações financeiras para ter uma boa gestão e uma tomada de decisão mais estruturada e eficiente.

Por Daniel Oliveira

04/06/2021 às 13h00 - Atualizada 13/06/2021 às 12h22

Na gestão empresarial, para exercermos uma boa administração é preciso pautar todas as decisões em dados concretos e confiáveis que garantam bons resultados.

Para isso, já existem algumas ferramentas que permitem ao gestor organizar as informações e movimentações financeiras com o intuito de ter uma boa gestão e uma tomada de decisão mais estruturada e eficiente.

Por isso, decidimos listar algumas dessas ferramentas.

Fluxo de Caixa e momento de ação

O fluxo de caixa é o registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa, ou seja, todas as saídas e entradas de receita, previstas para os próximos meses.

Observando o fluxo de caixa é possível identificar as atividades que demandam maior recurso, além de ter uma projeção do caixa para entender e viabilizar investimentos, cortes e planos de ação para desenvolvimento.

Observar o fluxo de caixa é uma maneira de agir com prudência na gestão. Os dados obtidos através dessa prática tornam a tomada de decisão muito mais racional, pela transparência das informações que se tornam base para o desenvolvimento da instituição.

DRE e Benchmark

A DRE é um “retrato” da situação econômica da empresa. Ela subtrai do faturamento os tributos, os custos da operação e outras despesas, construindo o resultado líquido.

Com a análise da DRE é possível comparar os seus resultados com de outras empresas e médias do mercado, identificando alguns pontos de melhoria.

Com isso, podemos adotar práticas que têm contribuído para o desenvolvimento de empresas bem-sucedidas no mundo todo e adotar conceitos que podem ser úteis para o seu negócio, criando um diferencial de mercado.

Essa prática é conhecida no meio corporativo como Benchmark.

Automatização de sistemas de cobrança

O conteúdo continua após o anúncio

A maneira como a sua empresa realiza cobranças está diretamente ligada a uma boa gestão financeira, por isso, o mercado atualmente já dispõe de diversas ferramentas que modernizaram e automatizaram esses processos.

Ferramentas online, como a Billing e a FaturÁgil, são úteis para emitir cobranças de maneira automatizada e segura, o que facilita o dia a dia da empresa, independente de sistemas bancários.

Gestão Orçamentária

Um bom orçamento empresarial é um plano de receitas e despesas futuras, com o intuito de ter uma visão futura do cenário econômico e financeiro que a empresa projeta para si durante um período pré estabelecido.

Essa ferramenta é um direcionamento para investimentos, crescimento e gastos que a organização almeja e suporta para garantir a saúde financeira.

Conciliação bancária e recursos estratégicos de gestão

Com as conciliações bancárias é a comparação e controle de dados de entrada, saída e saldos com as informações do extrato, validando se o controle financeiro interno contempla todas as movimentações bancárias.

Nesse sentido, isso é algo fundamental, ainda mais para empresas que possuem um volume alto de transações e precisam se preparar para eventuais erros e informações que não tenham sido contabilizadas.

A falta de utilização dessas ferramentas pode gerar uma série de consequências, como a falta de entendimento sobre as operações, o descontrole do fluxo de caixa, a ausência de capital de giro, entre outros.

No entanto, como um facilitador para os gestores, o mercado também já dispõe de ferramentas que realizam essa conciliação de forma mais automatizada, agilizando e garantindo dados mais concretos e reais.

Além disso, algumas empresas também oferecem o serviço de terceirização financeira.

Com uma equipe especializada e familiarizada com essas plataformas e processos, conseguem executá-los de maneira mais rápida e fácil, poupando o tempo do gestor sem que a qualidade das informações seja comprometida.

Os desafios empresariais não são poucos e nós sabemos. Conte conosco do Grupo Larch para apoiar seu negócio.

Grupo Larch

Grupo Larch

Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia