Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Texturas: decorando as paredes

Pinturas com efeitos especiais valorizam os espaços

Por Luiz Henrique Duarte

21/02/2021 às 06h58 - Atualizada 19/02/2021 às 21h02

A textura é uma pintura diferenciada aplicada como revestimento sobre a superfície de uma determinada parede. Hoje, o mercado oferece produtos com acabamentos distintos, apresentando consistências texturizadas que proporcionam um efeito acetinado, fosco ou laqueado. Entre os tipos clássicos estão o cimento queimado, grafitado, espatulado e quadriculado, entre outros. O aspecto visual apresenta variações e as texturas podem ser naturais, gráficas ou até artificiais. Os tipos de grafiatos são mais comuns, e os acabamentos, do rústico ao delicado, são definidos com a malha do rolo.

É incrível a capacidade das texturas acrílicas em cobrir as falhas ou imperfeições das paredes que não apresentam um bom nivelamento da massa ou reboco. Para escolher uma textura é necessário associá-la diretamente ao espaço destinado e analisar seu efeito, observado com a aplicação de uma pequena quantidade ou através de aplicativos de decoração. A textura escolhida deve trazer harmonia e equilíbrio com todos os itens envolvidos: mobiliário, marcenaria e objetos de decoração. Não é recomendado mesclar dois tipos de texturas extravagantes em uma parede, tudo é pensado para garantir um visual confortável aos olhos. Caso o projeto de interiores priorize dois tipos texturizados, a composição deverá mesclar cores primárias ou secundárias de forma suave e efeitos que dialoguem entre si.

O conteúdo continua após o anúncio

As paredes com texturas valorizam tanto os espaços internos quanto a parte externa da casa, porém não é recomendado aplicar sobre uma parede com infiltrações ou rachaduras. Seu uso é uma alternativa prática e durável para a decoração dos ambientes. Além disso, existe uma grande variedade de cores para causar efeitos diferentes em banheiros, cozinhas, fachadas, lavabos, salas, quartos, varandas ou qualquer outro espaço ou superfície texturável. As nuances pastéis e alguns tons quentes estão em alta e deverão ser escolhidos conforme a paleta de cores do momento. A iluminação é uma aliada, funciona como uma ferramenta que valoriza os efeitos texturizados sobre as paredes.

Ficha técnica:
Texturas: M2texturas
Fotos: Felipe Lima

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia