Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Brasil à moda da casa

Utilização de peças e texturas brasileiras trazem a expressão cultural aos ambientes

Por Luiz Henrique Duarte

16/05/2021 às 07h00 - Atualizada 14/05/2021 às 17h20

É possível sim, como toque de criatividade e bom gosto, ter uma casa à brasileira! Os ambientes projetados e decorados com itens e peças “made in Brazil”, que compõem as riquezas da terra, estão cada vez mais valorizados. Os espaços projetados podem ser interpretados de várias maneiras e atualmente tornaram-se uma forma de expressão viva, valorizando a arte e cultura brasileira.

A utilização de peças e texturas confeccionadas por artesãos regionais trazem diversos aspectos visuais, sensoriais e físicos que valorizam o design em sua totalidade. Os elementos artesanais estão presentes em detalhes que aguçam os olhares e promovem o acolhimento, aumentando a sensação de aconchego e conforto. Vale destacar que tudo isso torna-se mais rico e valorizado com o uso de uma iluminação intimista, causando impacto e destacando os cantos com as peças certas.

Os elementos confeccionados no Brasil alimentam o conceito da brasilidade e podem ser vistos como um elo de junção, unindo as peças atuais do design às peças ascendentes, trazendo a ideia de continuidade, porém com uma lapidação maior, mostrando conceito e um certo luxo, uma espécie de exuberância da terra.

Os itens confeccionados genuinamente “by Brasil ” alimentam a valorização dos materiais típicos do país, promovem uma certa casualidade e informalidade, devido às linhas sinuosas do mobiliário, que exibem traços às vezes irregulares, quebrando a sensação da rigidez dos móveis mais retos. A figura masculina indígena, que moldou a vertente dos ancestrais de várias famílias e seu legado cultural, está presente neste contexto, inclusive no design brasileiro em forma de arte.

A madeira, com sua nobreza, é um elemento indispensável em todos os projetos da arquitetura e design, aquecendo os ambientes e marcando sua presença em peças exclusivas, e também evidencia o elo desta moda à brasileira. O país pode ser retratado com diversas vertentes criativas, como os estados nacionais representados por sapatos em uma escultórica obra na parede.

O conteúdo continua após o anúncio

Ficha técnica:

Projeto e interiores: Lima Design
Fotografia: Produtora Tower
Ambiente para visitação: Underground Box
Seleção de imagens: Luiz Henrique Duarte e Filipe Lima

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia