Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

Madeira, o nobre aconchego

Móveis e objetos que trazem acolhimento para o dia-dia

Por Luiz Henrique Duarte

15/11/2020 às 06h58 - Atualizada 13/11/2020 às 21h54

A madeira aquece os ambientes e traz a sensação de aconchego. Os espaços com elementos deste material nobre tornam-se mais agradáveis, uma vez que a madeira é capaz de harmonizar com todos os estilos de decoração, do clássico ao contemporâneo. Ela apresenta várias qualidades: é resistente, durável e muito fácil de trabalhar, além de trazer um mix de possibilidades nas composições. O mobiliário em madeira irradia sofisticação e pode estar presente em bancos, cadeiras, divisórias, mesas, detalhes na paginação dos pisos, portas e armários em geral, assim como bancadas de cozinhas e aparadores.

Uma das tendências são os revestimentos das paredes, proporcionando um efeito diferenciado que muitas vezes contribui para o isolamento acústico e também ajuda a manter a climatização mais agradável. O estilo rústico contemporâneo das madeiras harmoniza-se com os elementos orgânicos (tudo que apresenta uma pegada mais natural), peças do artesanato brasileiro, obras de arte e com a vegetação. Os adornos decorativos em outros materiais como o cristal, cerâmica, metalizados, murano, porcelana e vidro também propagam personalidade quando expostos sobre móveis amadeirados.

Nobre aconchego

O conteúdo continua após o anúncio

Para ser utilizada na decoração, a madeira, precisa receber o selo de certificação dos órgãos ambientais competentes. Outra opção para a confecção dos móveis ou objetos são as madeiras de demolição, através de peças descartadas. Quase todas as madeiras com um aspecto rude, detonado ou ligeiramente envelhecido estão na moda. O mobiliário fabricado em madeira de demolição pode apresentar detalhes sofisticados, como a borda orgânica ou efeito em lâmina crua. Em mesas de centro, o toque final fica por conta dos pés de apoio em aço, ferro ou inox.
Algumas peças podem ser esculpidas e confeccionadas com sobras de madeira, como bandejas, bowls e castiçais. A madeira ainda pode servir como matéria-prima para protagonizar as esculturas nas obras de artistas plásticos e designers. Os espelhos com molduras em madeira e futtons com a estrutura deste material estão entre as peças mais desejadas. Os biombos, painéis ou divisórias em madeira garantem aos espaços mais detalhes com esse nobre material.

Ficha técnica:
Móveis e objetos: Arte e Tronco Design em Madeira
Fotos: Arquivo pessoal / Arte e Tronco

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia