Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Off-white: sala monocromática

Um toque branco para trazer aconchego e modernidade

Por Luiz Henrique Duarte

07/02/2021 às 06h58 - Atualizada 05/02/2021 às 21h07

Os ambientes monocromáticos modernos apresentam estilo, personalidade e muito aconchego! Geralmente, são leves, ultraelegantes, mostrando detalhes na decoração com características peculiares, uma vez que é possível imprimir a própria identidade dos moradores da casa em adornos, objetos de arte e móveis. A decoração clean é indicada para as pessoas que preferem a ausência de cores dentro dos espaços que habitam ou exercem funções profissionais, por desejo próprio ou necessidade.

Existem algumas vantagens para utilizar o branco em projetos de interiores, como a sensação de amplitude, onde o espaço aparenta ser maior do que realmente é. Outra vantagem em optar por uma decoração off-white é a nítida impressão estética que o ambiente está melhor estruturado em sua setorização e organização. Os elementos decorativos para humanizar os ambientes monocromáticos deverão ser mínimos, prezando por uma atmosfera mais limpa e harmônica.

O conteúdo continua após o anúncio

Mas, engana-se quem ousa dizer que em ambientes brancos não deve haver cores! Isso é um pensamento retrógrado, uma metáfora do passado! A arquitetura de interiores evoluiu e novos conceitos emergem na área, quebrando os paradigmas do design. É essencial, sim, adicionar cores com moderação, em um item ornamental, quebrando o branco total, sem anular a proposta da monocromia do branco ou off-white. O branco por sua vez, tem o dever de ser o centro das atenções quando aplicado pleno e absoluto nas paredes, revestimentos dos sofás e poltronas de apoio, como também em texturas. As cores vivas devem ser introduzidas em peças secundárias para expandir a vivacidade do branco.
Em questão de móveis, a madeira, um material que está sempre em alta, ajuda a ressaltar o acolhimento e equilíbrio! E, pensando melhor, a iluminação natural é uma forte aliada para resplender o branco durante o dia, com a entrada do sol e da claridade nas janelas e portas de varandas. Quando chegar a noite, o jogo lumínico ajudará a promover luz e brilho, exaltando o branco na plenitude!

Ficha técnica:
Projeto e interiores: Lima Design
Fotos: Filipe Lima

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia