Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / chuva / blogs e colunas / obituário / polícia

Exercício físico aumenta a expectativa de vida

Por Dra Alice Amaral

05/01/2017 às 16h31 - Atualizada 05/01/2017 às 16h34

exerciciosparaemagrecer   Podemos viver mais! A expectativa de vida da população tem aumentado gradativamente ano-a-ano; um dos motivos da reforma da previdência social é a maior expectativa de vida das pessoas.  O número de idosos como proporção total da população é crescente.  Pesquisas realizadas pela Universidade de Harvard e pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH, sigla em inglês) indicam que a prática regular de exercícios físicos aumenta a expectativa de vida das pessoas. Portanto precisamos também pensar em viver mais e com qualidade vida. Atividade física é recomendada para todas as faixas etárias, então ninguém pode alegar que já passou do tempo para começar a praticar exercícios. Os benefícios advindos compensam e muito qualquer objeção. Os receios e temores vão ser anulados a partir dos primeiros resultados. Nosso organismo vai se transformando ao longo do tempo, e precisamos nos adaptar de diversas formas, uma delas é encontrar a melhor forma de praticar exercícios físicos respeitando nossas condições gerais de saúde. Somos seres diferentes da mesma espécie, portanto a indicação de atividade física deve ser singular.  Cada pessoa tem uma história de vida, ritmo de atividade, capacidade de esforço e também limitações. Então a primeira providência deve ser consultar um Médico Especialista em Medicina do Exercício. Inicialmente o Médico Especialista vai fazer um diagnóstico e mediante conversas com o paciente, que englobe necessidades e desejos específicos dele, traçar um plano de ação que respeite tanto as condições gerais do paciente quanto a mais eficiente forma de atingir os resultados esperados. A atividade física regular melhora a nossa flexibilidade, nossos reflexos, auxilia na prevenção de doenças degenerativas e devemos pensar também que bons hábitos afastam os maus hábitos. Então, praticando atividades físicas é possível ajudar no combate ao fumo, por exemplo, pois o hábito de fumar prejudica nossa capacidade na prática de esportes. O acompanhamento periódico com o Especialista também é muito importante, visto que a atividade física é excelente, porém a vida segue, os anos se sucedem e as condições mudam. Inclusive o Médico Especialista pode indicar os melhores horários, locais e os tipos de exercícios mais apropriados. E também informar ao paciente sobre condutas mais saudáveis e potenciais riscos que devem ser evitados.

O conteúdo continua após o anúncio
Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia