Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / chuva / polícia / obituário

Recorta e cola: imóveis alugados

Por Alethéia Westermann, Arquiteta

25/10/2020 às 07h00 - Atualizada 23/10/2020 às 18h14

O aluguel vem se tornando uma das opções de moradia mais presentes entre os brasileiros. Por ser economicamente mais viável, esse tipo se encaixa melhor ao estilo de vida da geração millennial e de profissionais, principalmente os jovens em geral, que ainda não querem se comprometer com um investimento grande como a compra de imóvel ou optam por morar perto do emprego da vez. Mas como decorar um apartamento alugado e deixar os ambientes com a cara dos moradores? Alguns detalhes na casa “nova” podem não agradar, concorda? Um piso antiquado, uma janela maltratada pelo tempo ou um azulejo já datado podem comprometer o dècor, mas isso não significa que a casa ou apartamento precisa ficar com cara de improviso.

Vamos às dicas que podem lhe surpreender e trazer ótimas ideias, se este for o seu caso. Até porque, se a reforma está definitivamente fora de questão, é preciso encontrar soluções interessantes para deixar o ambiente com mais personalidade, além de aconchegante e acolhedor. Tudo isso sem gastar muito, certo? Basta investir em opções que possam ser retirados futuramente, ou reaproveitados em outro lugar.

Azulejos

Uma das principais queixas na hora de planejar a arquitetura de interior de um imóvel provisório costuma ser os azulejos da cozinha e banheiros. Também chamadas de “áreas molhadas”, são as mais caras em uma obra. Além do custo, envolvem a aprovação do proprietário. Mas existem algumas soluções que vão amenizar a situação e trazer modernidade. Uma limpeza profunda nos azulejos e a troca de rejuntes já renovam muito o visual. Outra opção interessante são os adesivos de azulejos.

Baratos e práticos, eles são colados sobre as peças antigas e possuem diversas estampas, inclusive as que imitam ladrilhos hidráulicos. Eles podem agregar estilo ao cômodo, através de uma aplicação rápida e fácil de ser retirada. Após uma limpeza simples, não restará nenhum vestígio de um dia terem existido.

O conteúdo continua após o anúncio

Pisos

Para pisos sem graça ou fora de moda, uma sugestão prática é usar tapetes para cobrir o que não lhe agrada. Eles podem ser usados em todos os ambientes, imprimindo mais colorido à casa e deixando-a bonita e aconchegante. Além disso, tapetes ajudam a disfarçar eventuais imperfeições do piso. Outra alternativa são os laminados de madeira flutuante ou os vinílicos. Ótimas opções na hora da reforma, podem ser instalados por cima do piso antigo, inclusive na cozinha, desde que não sejam lavados com água. O sistema de encaixe, que não utiliza cola, torna a instalação mais rápida, fácil e sem sujeira. Se precisar ser retirado na hora da entrega do imóvel, é só soltá-lo (e pode até ser reaproveitado, se bem conservado).

Mobiliário

Se for comprar móveis, muita calma nesta hora! É preciso levar em conta o tamanho do imóvel. Para não comprometer a circulação do ambiente, eles precisam ser proporcionais ao espaço. Invista em móveis de design que podem ser levados em uma eventual mudança. Existe uma infinidade de mobiliários prontos, com medidas padrões, design bacana e bons preços. Prateleiras e nichos prontos, além dos pallets, são capazes de promover uma decoração econômica, sustentável e moderna. Versáteis e fáceis de se conseguir, agradam bem numa decoração mais descolada. Um projeto arquitetônico criativo é capaz de deixar a casa com cara de mostra de design.

Paredes

Para ter alma, todo lar precisa imprimir a personalidade dos moradores. Os quadros e os pôsteres são ótimas soluções para transformar um ambiente vazio e sem graça num clima mais despojado. E não há limitações quanto aos cômodos. Apoiados nos móveis, em miniprateleiras e até mesmo no chão, eles dão um up no décor. Utilize formatos e dimensões diferentes, para criar a ideia de movimento. Se intercalar com folhagens e flores, o ambiente se destacará ainda mais. E que tal trocar a cor? Existem hoje inúmeros tipos de texturas e uma infinidade de cores. Cimento queimado para um visual mais moderno, uma textura de linho para trazer aconchego no quarto e cores mais fortes para quem curte nos demais espaços.

Iluminação

Se você acompanha sempre nossa coluna, já deve ter percebido o quanto eu destaco a iluminação nos meus projetos. Caso não possa trocar os pontos de luminosidade, foque em formas alternativas. Abajures e luminárias de mesa ou de maior porte, pendendo do assoalho, trarão glamour ao ambiente. À noite, destacarão objetos ou vão trazer um clima de romance ao cômodo. Vale ainda aproveitar os pontos de luz existentes e investir em belos lustres ou pendentes (que depois você carrega para seu novo lar com facilidade).

Curtiu as nossas dicas? Então dá um pulinho no nosso site  e no nosso blog.

 

Tribuna

Tribuna

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia