Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / lockdown / vacina / polícia / obituário

Licença poética | Lavabos

Por Aletheia Westermann

08/11/2020 às 06h58 - Atualizada 06/11/2020 às 21h13

A decoração do lavabo, ou mesmo do banheiro social, deve ser pensada quase como um cartão de visitas da casa. É um espaço que merece atenção e deve ser valorizado para causar uma boa impressão a quem chega, nem que seja para si mesmo! Então por que não dar uma atenção melhor a este local de dimensões reduzidas, mas nem por isso menos importante?

Por não ter umidade, uma vez que não há duchas, chuveiros e banheiras, podemos abusar nas opções de materiais de acabamento, tais como: madeiras, papéis de parede, pedras, ladrilhos, louças sanitárias e cubas de outras cores, espelhos…

Aliás, os espelhos são um ótimo truque para ampliação dos ambientes. Podem ser utilizados de várias maneiras, desde inteiros revestindo toda a parede, ou em composições de vários formatos e sobreposições. Além de sofisticar o ambiente, dependo do ângulo explorado, são capazes de agregar outros elementos decorativos através de seus reflexos. Já imaginou trazer um jardim externo para dentro do ambiente somente pela projeção do espelho?

É fato que uma paleta com cores mais claras amplia os espaços e, seguindo as mesmas tonalidades, texturas e conceito dos ambientes próximos, trará harmonia ao conjunto, mas se a ideia for criar um contraponto, as cores escuras são bem-vindas e darão uma atmosfera sóbria e elegante.

Na decoração do lavabo, vale investir em um bom design para os metais e louças, e há uma variedade grande de cores e formatos. Porém, preste atenção nas medidas da torneira em relação à cuba para que ela cumpra sua função corretamente. Uma torneira grande ou alta demais pode causar respingos por todo o lavabo, enquanto a torneira pequena pode dificultar a lavagem das mãos.

O conteúdo continua após o anúncio

Outro ponto de destaque é a iluminação. Como sua função é mais cênica, aposte nos focos indiretos, seja no teto ou embutidos nos espelhos. Se o ambiente permitir, pendentes sobre a bancada ou arandelas nas paredes reforçam o decor.

Quadros, fotos, pôsteres, plantas permanentes e naturais (cuidado só com a proporção e com a espécie adequada), livros, recordações de viagens, tapetes… são ótimos objetos para decorar qualquer lavabo, mas invista também nos acessórios que deixaram o ambiente bonito e em ordem como as bandejas, saboneteiras, aromatizadores, creme para as mãos e belas toalhas. Enfim, tudo pode! Só não pode esquecer de colocar sua personalidade.

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia