Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Tudo é uma questão de estilo

Por Ana Paula Calixto

21/05/2021 às 07h00 - Atualizada 21/05/2021 às 09h37

A moda tornou-se plural! Não existe mais uma única verdade vestível, e sim várias, que se apresentam de acordo com o estilo pessoal. Daí as inúmeras possibilidades de estar na moda. Moda vem do latim “modus”, que significa modo de ser. É como você conversa com o outro: “o que eu sou, o que eu gostaria de ser, o que eu estou aquele dia”. A moda hoje é como um caleidoscópio, no qual os estilos se sucedem. A atualidade é um supermercado de estilos. E as tendências? Uma tendência de moda qualifica um momento da moda, caracterizado por seus especialistas, temas, cores, tecidos, estampas e formas de objetos em um determinado tempo da moda.

E o estilo? Estilo vem do latim “stillus” e significa instrumento para escrita. Na Antiguidade, cada escritor tinha um modo particular de se expressar, daí o sentido da palavra. Estilo representa a originalidade de cada indivíduo. Vem a ser a busca de onde cada pessoa faz suas próprias representações, quem você é de verdade. Estilo é conquista individual, plena de autonomia. Ele nos dá sentido de competência, prazer e segurança. Transcende tempo e gênero. Estilo é pessoal e intransferível e diz muito sobre você. É a maneira de cada pessoa escolher vestir uma determinada roupa, aproveitar a moda de maneira seletiva, tirando dela o que lhe interessa, o que combine com a sua personalidade.

Na construção do seu estilo individual, alguns fatores são determinantes como: percepção, bagagem cultural, necessidades pessoais, toque pessoal. A construção do seu estilo é constante! É uma forma de você tornar o seu guarda-roupa e o seu visual ainda mais afinado ao seu jeito de ser. Não existe estilo certo ou errado, ou uma pessoa “sem estilo”: se tem algum estilo errado é aquele que não combina com a pessoa. E o primeiro passo é sempre o autoconhecimento. Suas escolhas refletem diretamente no seu estilo e de como as pessoas percebem sua imagem.

O conteúdo continua após o anúncio

Exercício de estilo

Antes de tudo, uma questão importante: consegue descrever seu estilo em uma frase? Se a resposta é sim, você já está num bom namoro com sua imagem. E como você se vê está compatível com como você gosta de ser visto? Você sabe qual impressão você causa nas pessoas? Acha que é positiva? Pense rápido e liste três pontos fortes da sua imagem, o seu diferencial. Foi fácil? E agora pense em três pontos de melhoria da sua imagem, aquilo que você quer e pode deixar mais satisfatório. Costuma ser mais fácil sempre focamos mais nas melhorias. Sabe quais são as suas cores preferidas? Aquelas que mais te valorizam? E aquelas que te dão uma derrubada na expressão? Sabe listar? E qual a sua roupa preferida, aquela que te deixa superconfiante?! Consegue pensar rapidamente no estilo de roupa que traduz a melhor versão de você? E como anda o seu armário? Você possui roupas adequadas para todos os ambientes que frequenta? Você sabe exatamente que tipos de modelagens, cores e tecidos lhe proporcionam mais confiança e conforto? Para finalizar, de 0 a 10, qual o nível de satisfação com o seu visual? E a sua disposição em mudar? Pense nisso!

Truques de estilo

Produção é o que transforma um look bom em ótimo, é aquele temperinho que faz a roupa ficar do seu jeito! Pequenos detalhes como dobrar a barra da calça, colocara dentro ou puxar as mangas podem deixar o visual mais interessante.

– Sobreposição: principalmente nestes dias mais frios, usar uma blusa por cima da outra, deixando a gola, a manga ou a barra aparecendo.
– Marcar a cintura: usar cintos dos finos aos grossos, faixas dos mais diversos modelos para marcar a cintura, é sempre um ótimo recurso para mudar a cara do look.
– Echarpes e lenços: podem ser os protagonistas do look , a maneira de amarrar também pode mudar tudo.
– Invista em acessórios: colares, braceletes, brincos anéis e broches são os principais temperos do look.
– E lembre-se sempre: confiança será sempre seu melhor vestido, afinal tudo é uma questão de estilo.

Ficha técnica:
Foto: Anderson Esteves

 

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia