O WhatsApp vai parar de funcionar de forma integral em 33 modelos de celulares antigos a partir do dia 31 de março, segundo a empresa Meta. Com mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, o WhatApp não irá funcionar nesses aparelhos, pois as novas atualizações necessitam de um sistema operacional compatível, que dê conta de “rodar” os novos recursos. Como os aparelhos mais antigos deixam de ter a possibilidade de atualizar o sistema operacional, alguns aplicativos deixam de funcionar.
Os smartphones geralmente contam com uma quantidade limitada de atualizações do sistema operacional. Por isso, alguns modelos mais antigos já não podem ser atualizados, e o sistema fica muito antigo e não compatível com as versões mais novas dos aplicativos, não somente o WhatsApp.
Também é importante ressaltar que, em alguns modelos, o WhatsApp não para de funcionar. Ele ainda roda nesses aparelhos, mas como ele não é atualizado, a segurança do aplicativo fica comprometida, o que pode deixar o celular mais propenso a ataques cibernéticos. Além disso, as atualizações também trazem novos recursos que melhoram o uso do aplicativo.
Confira os celulares em que o WhatsApp não será atualizado:
SAMSUNG
- Samsung Galaxy Core
- Samsung Galaxy Trend Lite
- Samsung Galaxy Ace 2
- Samsung Galaxy S3 Mini
- Samsung Galaxy Trend II
- Samsung Galaxy XCover 2
LG
- LG Optimus L3 II Dual
- LG Optimus L5II
- LG Optimus F5
- LG Optimus L3II
- LG Optimus L7II
- LG Optimus L5 Dual
- LG Optimus L7 Dual
- LG Optimus F3
- LG Optimus F3Q
- LG Optimus L2II
- LG Optimus L4II
- LG Optimus F6
- LG Ascend
- LG LG Enact 2
- LG Optimus F7
HUAWEI
- Huawei Ascend Mate
- Huawei Ascend G740
- Huawei Ascend D2
OUTROS MODELOS
- Sony Xperia M
- Lenovo A820
- ZTE V956-UMI X2
- ZTE Grand S Flex
- ZTE Grand X Quad V987
- Faea F1THL W8
- Wiko Cink Five
- Wiko Darknight ZT
- Archos 53 Platinum
Como descobrir se o celular é compatível com a nova atualização?
É possível fazer a consulta manualmente se tiver dúvidas do modelo do seu celular android ou se quer conferir se ele é compatível com o WhatsApp. Para isso, vá no menu de configurações do aparelho e escolha a opção “Sobre o telefone”. Depois, clica em “informações do telefone” e escolha a opção “Versão do software”. Se ela for Android 5 ou inferior, significa que ele não é mais compatível com as atualizações do aplicativo e ficará vulnerável.