Ícone do site Tribuna de Minas

WhatsApp deixa dispositivos mais antigos sem acesso

Utilizando_o_ChatGPT_no_WhatsApp_para_melhorar_sua_rotina._(1)
PUBLICIDADE

Desde a última terça-feira (24), o WhatsApp deixou de ser compatível com dispositivos Android que utilizam a versão 4.1 (Jelly Bean) do sistema operacional. Isso significa que os aparelhos que suportam até esta versão (4.1) não conseguirão mais atualizar o aplicativo de mensagens e, como resultado, ele deixará de funcionar.

O WhatsApp tomou essa decisão como parte de sua varredura anual para verificar sistemas Android e iOS mais antigos e menos usados. A empresa alega que essa atualização é necessária para garantir a segurança dos usuários, uma vez que dispositivos mais antigos podem não receber atualizações de segurança e, portanto, ficam suscetíveis a falhas.

PUBLICIDADE

“Aparelhos e softwares estão sempre mudando. Por esse motivo, verificamos regularmente quais sistemas operacionais são compatíveis com o WhatsApp e fazemos as devidas atualizações. Assim como outras empresas de tecnologia, todos os anos, analisamos quais são os aparelhos e softwares mais antigos e com o menor número de usuários para definir aqueles que deixarão de ser compatíveis com o WhatsApp”, informa a companhia.

PUBLICIDADE

Impacto nos usuários do Whatsapp

Para os usuários de dispositivos Android com a versão 4.1, a falta de compatibilidade significa que eles não terão mais acesso ao WhatsApp. Além disso, esses dispositivos podem não receber as atualizações de segurança mais recentes ou não incluir funcionalidades necessárias para operar o aplicativo.

É importante observar que essa mudança não afeta os iPhones da Apple que suportam o iOS 12 ou versões posteriores, uma vez que eles continuam a ser compatíveis com o aplicativo de mensagens.

PUBLICIDADE

Notificações e lembretes

Antes de encerrar o suporte para um sistema operacional, o WhatsApp envia notificações diretamente no aplicativo para informar os usuários. Também são entregues lembretes pedindo que o sistema seja atualizado, garantindo que os usuários estejam cientes das mudanças na compatibilidade.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile