Nesta segunda-feira (24), o Twitter passou por uma mudança em sua identidade visual, substituindo o tradicional passarinho azul da logo pela letra ‘X’. A rede social está sob a gestão do bilionário Elon Musk desde outubro de 2022, quando ele alterou o nome da empresa para X Corp, e passou a adotar diversas mudanças no funcionamento da plataforma. “Em breve, daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”, afirmou Musk.
Para o anúncio, o empresário fez uma série de postagens com a letra e pediu para que os usuários da rede já alterassem a cor padrão da plataforma, geralmente azul claro, para o preto. A nova logo também foi projetada na sede da empresa em San Francisco, nos Estados Unidos. A ideia do bilionário é, a partir das mudanças, levar o Twitter a ser um “super app”, como o WeChat da China. Ele também está desenvolvendo a própria tecnologia de inteligência artificial.
Desde que o empresário comprou o Twitter, colocou diversas mudanças que não agradaram os usuários. Entre elas, está a demissão de mais da metade dos funcionários da empresa, novas políticas de uso e a necessidade de pagar um valor mensal para ser verificado.
No início deste mês, uma das decisões de Musk gerou ainda mais repercussão: o Twitter passou a limitar quantos tweets por dia vários usuários poderiam ler. A imposição dos limites diários fizeram com que muitos indivíduos migrassem para o Threads, serviço concorrente da Meta, que atraiu mais de 100 milhões de usuários apenas em cinco dias de funcionamento.