Quase três anos depois de estrear nos Estados Unidos, onde está atrás apenas dos Tesla Model 3 e Model Y no ranking de vendas de elétricos, o Mustang Mach-E chegou ao Brasil. O novo modelo é oferecido apenas na versão de topo, GT Performance, com preço sugerido de R$ 486 mil.
Segundo a Ford, o crossover vai disputar compradores com SUVs elétricos do chamado segmento premium. Desse grupo fazem parte o alemão BMW ix3 e o Volvo XC40, que a marca sueca produz na China. Outros rivais seriam, de acordo com a Ford, esportivos como os alemães Audi e-tron GT, BMW i4 e Porsche Taycan.
Com início das entregas programado para os próximos 60 dias, o Mach-E faz valer o visual de “muscle car”. Na versão GT Performance, tem dois motores elétricos – um em cada eixo – que geram o equivalente a 487 cv de potência.
Ou seja, 4 cv a mais do que a do Coyote 5.0 V8 a gasolina que equipa o Mustang Mach 1. A única versão do cupê vendida no Brasil tem preço sugerido de R$ 576.490.
No Mach-E, o que garante a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos é o torque instantâneo de 87,6 mkgf. Para comparação, os 56,7 mkgf do V8 surgem às 4.900 rpm.
Além disso, o SUV elétrico se destaca pela autonomia. Segundo dados do Inmetro, as baterias de 91 kWh permitem rodar até 379 km entre as recargas. Na norma global WLTP, o número ainda maior: 541 km.
O Mach-E traz um carregador portátil de corrente alternada de 7 kWh. Com ele, a recarga total é feita em cerca de 14 horas em tomadas de 220 V. A Ford recomenda a instalação do carregador fixo, do tipo Wallbox, de 11 kWh. Nesse caso, o tempo cai para 9 horas.
Bom espaço
Por dentro, o Mach-E é moderno e tem bom acabamento. Os revestimentos incluem couro, camurça e tecido, por exemplo. Um destaque é a tela de 15,5 polegadas do sistema multimídia, que recebe atualizações de modo remoto. A do quadro de instrumentos é configurável e tem 10,2″.
Com entre-eixos de 2,98 metros, a cabine acomoda bem três adultos no banco traseiro. Além disso, o porta-malas tem 402 litros de capacidade e um compartimento na frente, onde fica o motor dos carros convencionais, tem outros 139 l.
A versão GT Performance traz som da marca Bang & Olufsen, faróis Full-LEDs, bancos (dianteiros esportivos) com ajustes elétricos e teto solar. O pacote de segurança inclui sistemas semiautônomos auxílio ao motorista. Os freios são da Brembo e há air bag entre os assentos da dianteira.