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Volvo dá início à pré-venda da V60 Momentum no Brasil

Volvo Momentum
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Única versão
O Volvo V60 está prestes a chegar ao Brasil. Em versão única, a Momentum, a pré-venda já começa em junho. A nova geração da perua, que foi lançada em fevereiro, chega ao país com motor 2.0 turbo de 254 cv, câmbio automático de oito marchas e quatro modos de direção: Eco, Comfort, Dynamic e Individual.

Com valor sugerido de R$ 199.950, uma série de itens de auxílio ao motorista acompanha o veículo. É o caso do alerta de mudança de faixa com assistência ativa, frenagem automática de emergência e em pista oposta e controle de cruzeiro adaptativo com direção semiautônoma. Assim como nos últimos lançamentos da marca sueca por aqui, o XC40 e o XC60, o V60 ganhou faróis de leds com a assinatura em forma de T deitado — chamado de Martelo de Thor —, além do desenho da lanterna traseira que ultrapassa a tampa do porta-malas.

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Foto: Divulgação

Folhinha virada
Depois do lançamento da série Midnight, a Chevrolet apresenta as demais configurações da linha 2019 da picape S10. Entre as mudanças, estão os sistemas de controle eletrônico de estabilidade e de tração estendidos para as versões de entrada LS, Advantage e LT, enquanto a High Country ganha airbags laterais e de cortina em adição aos frontais. Já as configurações mais sofisticadas, equipadas com rodas de alumínio aro 18, passam a trazer o estepe na mesma especificação.

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A S10 é ofertada no país em seis versões de acabamento: LS, Avantage, LT, Midnight, LTZ e High Country. Há três opções de cabine — simples, dupla e chassis cab — e duas de motorização. O propulsor topo de linha é um 2.8 turbodiesel, enquanto o de entrada é um 2.5 flex. A transmissão pode ser manual ou automática, ambas de seis velocidades, e há tração 4X2 e 4X4 com reduzida. Os preços partem de R$ 92.990 e chegam aos R$ 185.990 cobrados pela topo de linha High Country.

Foto: Divulgação

Centésimo superesportivo
A Bugatti acaba de fabricar a unidade de número 100 do modelo Chiron. O carro foi produzido sob encomenda para um cliente do Oriente Médio. Por isso, foi toda personalizada de acordo com o desejo do comprador. A carroceria recebeu a cor azul carbono fosca, com detalhes do arco em vermelho, que forma as entradas de ar nas laterais e nos spoilers na frente do carro. As rodas foram pintadas de preto. Já o interior traz bancos esportivos de couro, também na cor vermelha, para combinar com os detalhes da carroceria.

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Lançado no final de 2016, no lugar do Veyron, o superesportivo tem motor W16 de 8 litros com quatro turbos, capaz de gerar 1.500 cv e torque de 163 kgfm. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete marchas. O sistema de tração é integral. Apesar da montadora não divulgar a aceleração de zero a 100 km/h, a Bugatti afirma que o Chiron pode atingir até 420 km/h. O carro foi todo construído em fibra de carbono. Apesar do material leve para fabricação, a versão subiu 155 kg na balança. Isso porque ele também cresceu. O carro é 8,2 cm mais comprido, 4 cm mais largo e 5,3 cm mais alto que o Veyron.

Foto: Divulgação

Fora do comum
Uma versão protótipo de picape do Honda Civic Type R foi divulgada durante um evento automotivo no Reino Unido. A caracterização inédita foi criada por uma equipe de engenheiros da montadora japonesa. Com motor 2.0 turbo de 320 cv, aceleração de zero a 100 km/h em menos de 6 segundos e velocidade máxima de 265 km/h, a picape chama atenção pela agilidade.

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Em relação à estrutura do carro, a equipe de engenharia utilizou uma unidade em fase de produção e retirou itens que partem da metade do veículo para trás. O aerofólio traseiro foi mantido. Apesar da empresa não ter a intenção de produzir a nova picape, o engenheiro responsável pelo projeto, Alyn James, afirmou que está sendo estudada a hipótese de levar a unidade para o autódromo de Nurburgring, na Alemanha, com o objetivo de buscar com o veículo o recorde de picape com tração dianteira mais rápida.

Foto: Divulgação

Réplica clássica
A Porsche produziu uma réplica do 356, o primeiro carro da empresa, criado no ano de 1948. O modelo foi reconstruído por engenheiros da própria montadora em comemoração aos 70 anos da primeira unidade, que foi feita à mão, pelo engenheiro Friedrich Weber. O projeto foi desenvolvido no Porsche Museum e demorou oito meses para ser concluído. Para a criação, os engenheiros contaram com o auxílio de um scanner 3D com imagens e desenhos do carro original. Animações foram feitas com primeiros desenhos para a reprodução e uma máquina esculpiu o modelo em isopor.

Apesar de toda tecnologia utilizada para a confecção da cópia, a empresa disse que a réplica não tem 100% de precisão. Isso porque o 356 original tinha a frente mais pronunciada e a traseira mais inclinada. Mas as diferenças só podem ser percebidas quando as fotos dos carros são comparadas. A réplica já está com o passaporte carimbado para participar de uma turnê de exposições pelo mundo. Primeiro, no museu da Porsche, na Alemanha. Em julho, estará na Inglaterra e em setembro chega à América, onde segue viagem para o Canadá e para os Estados Unidos.

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Novo foco
O estúdio de design Pininfarina começará a produzir supercarros elétricos. A previsão é que o do primeiro aconteça em 2020 e que o modelo possa acelerar de zero a 100 km/h em menos de 2 segundos, atingindo uma velocidade de até 400 km/h. A empresa afirma ainda que a autonomia do carro poderá atingir cerca de 500 km. Agora, como fabricante, passa a usar o nome Automobili Pininfarina.

A marca também pretende lançar outro modelo em quatro anos. Apesar de querer focar nos supercarros, a fabricante italiana não descarta a possibilidade de produzir SUVs, que é uma especialidade da Mahindra, montadora indiana proprietária da Pininfarina desde 2015. A Pininfarina foi a responsável, durante cinco décadas, pelo design da Ferrari, mas a parceria acabou há cinco anos.

Fim do congestionamento
Um estudo organizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, aponta que uma frota com 5% de carros autônomos pode evitar congestionamentos. A proporção utilizada no estudo foi de um carro autônomo para cada 19 normais. A pesquisa utiliza o termo “engarrafamentos fantasmas”, para situações de um trânsito pesado em que, de repente, as pistas ficam livres e os carros passam a circular normalmente. A universidade de Michigan já havia divulgado uma pesquisa afirmando que a presença de um único carro autônomo poderia acabar com esse tipo de paralisação. O estudo completo foi publicado em uma revista de pesquisas sobre transportes do país.

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A pesquisa informa que esse tipo de congestionamento é causado por falhas humanas, como trocas de faixas e freadas bruscas, que acarretam na quebra do fluxo do trânsito, levando a um “efeito cascata”, onde cada motorista vai frear ainda mais forte que o anterior, causando a paralisação do trânsito. Para comprovar a tese, foram utilizadas oito unidades de sedãs em uma estrada vazia no estado de Michigan.

Grande recall
A Fiat Chrysler está promovendo um recall aos proprietários dos modelos Jeep Grand Cherokee produzidos entre 2014 e 2018, Jeep Cherokee de 2014 a 2018, Jeep Wrangler 2018, RAM 1500 com fabricação entre os anos de 2014 até 2019 e RAM 2500 e RAM 3500 entre 2014 e 2018, além dos modelos Chrysler 200 e 300, Pacifica, Dodge Journey e Durango. Ao todo, serão mais de 5 milhões de carros nos Estados Unidos e no Canadá. O chamado é um dos maiores já realizados na América do Norte e a montadora está analisando se haverá necessidade do recall em unidades vendidas no Brasil.

Foi identificado um defeito no controle de velocidade cruzeiro, que é responsável por manter a velocidade constante e até frear automaticamente nos controles de cruzeiro adaptativos. Há a possibilidade de um curto-circuito no sistema com o carro em aceleração que pode fazer com que o motorista fique impossibilitado de desligar o controle de cruzeiro. O grupo FCA, no entanto, afirma que ainda não foi registrado nenhum acidente que possa ser associado ao problema.

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