A McLaren é mais famosa no Brasil por seu logo e vitorioso histórico na Fórmula 1 do que pelos supercarros de uso civil, que podem rodar nas ruas. É compreensível, afinal, a fabricante inglesa será eternamente lembrada pela parceria com o tricampeão Ayrton Senna, que inclusive inspirou um de seus esportivos mais extremos, o McLaren Senna.
Mas vamos ao assunto do dia: o irresistível 750S. Trata-se do atual modelo mais leve e potente de produção em série. O cupê é a evolução do 720S, com 30 cv a mais e 30 kg a menos, tal como indica o nome.
Os dados técnicos são impressionantes: motor V8 4.0 biturbo central traseiro de 750 cv de potência e 81,6 mkgf de torque máximo, câmbio de dupla embreagem com sete marchas e tração traseira.
Com este “humilde” conjunto, o superesportivo chega aos 100 km/h em impressionantes 2,8 segundos e atinge velocidade máxima de 332 km/h. E que tal chegar até os 200 km/h? Para isso, bastam 7,2 segundos. E a 300 km/h? Sem problemas, são 19,8 segundos.
O visual também impressiona, sobretudo com a pintura na cor laranja do modelo que aceleramos sob um sol escaldante na pista da Pirelli, em Elias Fausto, no interior paulista. A carroceria é absolutamente aerodinâmica, com linhas que sobem e descem como ondas. As rodas forjadas de 10 raios têm 19″ na dianteira e 20″ na traseira. O desenho se completa com um aerofólio e uma enorme saída de escape central na traseira.
A bordo, a posição de dirigir se encaixa como uma luva após ajustes no banco e no volante, que se move junto com o painel de instrumentos. Foram exatos 20 minutos de emoção, o suficiente para dar três voltas e experimentar o seu poderoso controle de largada. Na reta principal, o ponteiro do velocímetro foi subindo até atingir incríveis 270 km/h.
Mas o ápice de emoção veio ao fazer largada: o 750S dispara no que parece ser a velocidade de luz. A força “G” empurra com truculência as costas contra o encosto do banco e, num piscar de olhos, já passamos dos 100 km/h. Foi algo absolutamente inesquecível nesta volta rápida com o modelo.
Sob encomenda
O 750S está à venda no Brasil apenas sob encomenda pela UK Motors, importadora que representas as marcas McLaren e Aston Martin no país. O preço começa em R$ 4 milhões para a versão Coupé e em R$ 4,2 milhões para a conversível Spider. Entretanto, estes valores podem subir bastante conforme o nível de personalização que o comprador desejar. Ou seja, é um carro para pouquíssimos mortais que tem uma quantia dessas disponível em caixa.
Para fechar, a cabine tem duas telas modernas, poucos comandos e acabamento primoroso. O foco naturalmente é o desempenho, mas o luxo salta aos olhos. Com tudo isso, acelerar o McLaren 750S foi certamente uma experiência para guardar no álbum de memórias. Uma verdadeira joia da coroa britânica que vale cada centavo.
PRÓS E CONTRAS
PRÓS – DESEMPENHO
Aceleração do 750S é explosiva e cupê entrega alta precisão nas curvas
CONTRAS – PREÇO E CONFORTO
Supercarro custa uma fortuna e tem temperamento agressivo, o que penaliza o conforto a bordo.
FICHA TÉCNICA
McLaren 750S Coupé
Preço sugerido: R$ 4 milhões
Motor: 4.0 V8, biturbo, gasolina
Potência: 750 cv
Torque: 81,6 mkgf
Câmbio: Automatizado, 7 mar.
Tração: Traseira
Comprimento: 4,57 metros
Entre-eixos: 2,67 metros
Fonte: McLaren